Antonio
Carlos Giuliani
O consumidor , quando vai às compras, pode mostrar-se
fiel ou infiel aos produtos em virtude da grande quantidade de opções
oferecidas no mercado. Diante desse contexto, a embalagem pode ser o
diferencial na decisão de escolha do produto. A embalagem tem por objetivo
entregar ao consumidor os produtos com o mesmo nível de qualidade daqueles
recém-preparados devido à capacidade que ela tem de protegê-los contra agentes
prejudiciais, principalmente os gêneros alimentícios, que podem se depreciar
com a presença inesperada de micro-organismos, sujidades e infectantes.
Com o passar dos anos e a modernização de novos produtos,
embalagens passaram a ser valorizadas e aprimoradas, tornando-se um ponto de
diferenciação entre os concorrentes e um fator de decisão de compra pelo
consumidor. Suas características – design, formatos, cores, tamanhos,
informações e aspectos de sustentabilidade – passaram a auxiliar na
comercialização de produtos diretos ao consumidor final, uma vez que a
determinação dos elementos visuais predominantes é fundamental para a sobrevivência
do produto em um mercado competitivo.
Os consumidores são bombardeados de informações, mensagens e
estímulos visuais, por isso é importante conhecer quais são os elementos
necessários, para poder chamar a atenção de um consumidor, despertando com a embalagem
o desejo de compra, podendo oferecer um serviço adicional à fidelização do
consumidor. A determinação dos elementos visuais predominantes nas embalagens é
fundamental para posicionar o produto no mercado.
As embalagens normalmente apresentam ao consumidor os
elementos básicos da comunicação visual, demonstrando como e quando utilizar os
produtos que acondicionam as características que os compõem, as exigências
legais para atendê-los. Certo de que a imagem será o ponto de maior
proeminência na embalagem, o designer deve se dedicar a apresentar a melhor
forma, fazendo com que todos os elementos cruciais a serem apresentados nos
rótulos sejam explorados da melhor forma
possível e pautados nos códigos e na legislação que regem as embalagens.
Esses elementos visuais das embalagens demonstram a
diferenciação dos produtos, fazendo com que elas se tornem cada vez mais
sofisticados. Isso não é privilégio da
atualidade, pois, no passado, os elementos gráficos já possuíam papel essencial
na diferenciação dos produtos, podendo ser destacados como exemplos o amido de
milho Maizena, a aveia Quaker, a Coca-Cola, a palha de aço Bombril, o sabão em
pó Omo, entre outros produtos que se tornaram sinônimos em sua categoria,
fazendo com que o público-alvo passasse a reconhecê-los pelo próprio design. As
cores são ferramentas poderosas no marketing da embalagem de um produto, visto
que elas podem mexer profundamente com o cliente, pois emocionalmente as cores
tocam as pessoas, influenciando suas decisões.
Cores diversas podem proporcionar ao consumidor a sensação
de calma, estímulo, segurança e perturbação ou, então, podem atraí-lo ou
afastá-lo, já as cores fortes proporciona um maior impacto sobre o consumidor,
seja positivo ou não. As cores podem direcionar o tipo de público ao qual o
produto será destinado, visto que não é unicamente a cor que irá proporcionar
ao consumidor a necessidade ou o desejo de adquirir o produto, mas, de maneira
subjetiva, ela está ligada ao subconsciente
do consumidor a relação da cor da embalagem com o próprio produto.
As cores estão intimamente relacionadas com o grau de
percepção que consumidor tem sobre ela, sendo a cor laranja a que sobressai das
demais, e o cinza a que menos está relacionado com a percepção do consumidor,
mostrando uma superfície de várias cores por frações de segundos, são
necessários apenas três segundos para um produto atrair a atenção do
consumidor, existem 85% de chance de a
venda ser efetivada caso a pessoa pegue esse produto para avaliar. As cores não
podem se sobrepor às embalagens exclusivamente pelo gosto
individual, pois este é um valor conceitual subjetivo, além de ser variável.
Quanto maior for o estudo do perfil do consumidor e das
características mercadológicas do produto, melhor será a aceitação deste no
mercado. Aos designers cabem a sabedoria e a responsabilidade para estudarem
qual é o perfil público-alvo de um produto, pois, assim, podem definir qual é a
melhor cor a ser estampada nas embalagens, juntamente com outros fatores
extrínsecos que também devem ser analisados.
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