1 de jul. de 2015

Embalagem - vendedor silencioso


Antonio Carlos Giuliani

O consumidor , quando vai às compras, pode mostrar-se fiel ou infiel aos produtos em virtude da grande quantidade de opções oferecidas no mercado. Diante desse contexto, a embalagem pode ser o diferencial na decisão de escolha do produto. A embalagem tem por objetivo entregar ao consumidor os produtos com o mesmo nível de qualidade daqueles recém-preparados devido à capacidade que ela tem de protegê-los contra agentes prejudiciais, principalmente os gêneros alimentícios, que podem se depreciar com a presença inesperada de micro-organismos, sujidades e infectantes.
Com o passar dos anos e a modernização de novos produtos, embalagens passaram a ser valorizadas e aprimoradas, tornando-se um ponto de diferenciação entre os concorrentes e um fator de decisão de compra pelo consumidor. Suas características – design, formatos, cores, tamanhos, informações e aspectos de sustentabilidade – passaram a auxiliar na comercialização de produtos diretos ao consumidor final, uma vez que a determinação dos elementos visuais predominantes é fundamental para a sobrevivência do produto em um mercado competitivo.
Os consumidores são bombardeados de informações, mensagens e estímulos visuais, por isso é importante conhecer quais são os elementos necessários, para poder chamar a atenção de um consumidor, despertando com a embalagem o desejo de compra, podendo oferecer um serviço adicional à fidelização do consumidor. A determinação dos elementos visuais predominantes nas embalagens é fundamental para posicionar o produto no mercado. 
As embalagens normalmente apresentam ao consumidor os elementos básicos da comunicação visual, demonstrando como e quando utilizar os produtos que acondicionam as características que os compõem, as exigências legais para atendê-los. Certo de que a imagem será o ponto de maior proeminência na embalagem, o designer deve se dedicar a apresentar a melhor forma, fazendo com que todos os elementos cruciais a serem apresentados nos rótulos  sejam explorados da melhor forma possível e pautados nos códigos e na legislação que regem as embalagens.
Esses elementos visuais das embalagens demonstram a diferenciação dos produtos, fazendo com que elas se tornem cada vez mais sofisticados.  Isso não é privilégio da atualidade, pois, no passado, os elementos gráficos já possuíam papel essencial na diferenciação dos produtos, podendo ser destacados como exemplos o amido de milho Maizena, a aveia Quaker, a Coca-Cola, a palha de aço Bombril, o sabão em pó Omo, entre outros produtos que se tornaram sinônimos em sua categoria, fazendo com que o público-alvo passasse a reconhecê-los pelo próprio design. As cores são ferramentas poderosas no marketing da embalagem de um produto, visto que elas podem mexer profundamente com o cliente, pois emocionalmente as cores tocam as pessoas, influenciando suas decisões.
Cores diversas podem proporcionar ao consumidor a sensação de calma, estímulo, segurança e perturbação ou, então, podem atraí-lo ou afastá-lo, já as cores fortes proporciona um maior impacto sobre o consumidor, seja positivo ou não. As cores podem direcionar o tipo de público ao qual o produto será destinado, visto que não é unicamente a cor que irá proporcionar ao consumidor a necessidade ou o desejo de adquirir o produto, mas, de maneira subjetiva, ela está ligada ao  subconsciente do consumidor a relação da cor da embalagem com o próprio produto.
As cores estão intimamente relacionadas com o grau de percepção que consumidor tem sobre ela, sendo a cor laranja a que sobressai das demais, e o cinza a que menos está relacionado com a percepção do consumidor, mostrando uma superfície de várias cores por frações de segundos, são necessários apenas três segundos para um produto atrair a atenção do consumidor,  existem 85% de chance de a venda ser efetivada caso a pessoa pegue esse produto para avaliar. As cores não podem se  sobrepor  às embalagens exclusivamente pelo gosto individual, pois este é um valor conceitual subjetivo, além de ser variável.
Quanto maior for o estudo do perfil do consumidor e das características mercadológicas do produto, melhor será a aceitação deste no mercado. Aos designers cabem a sabedoria e a responsabilidade para estudarem qual é o perfil público-alvo de um produto, pois, assim, podem definir qual é a melhor cor a ser estampada nas embalagens, juntamente com outros fatores extrínsecos que também devem ser analisados.



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