A década de
ouro do varejo brasileiro ocorreu entre os
anos 2004 a 2013, influenciado pela expansão do consumo,
internacionalização, entrada de novos operadores de franquia e do
empoderamento do consumidor. Registrou crescimento em todas as regiões do país, com participação
no Produto Interno Bruto (PIB) de 18,85% para 25,8%.
Vários
estudos sobre tendências e estratégias
para o varejo apontam que o setor
continuará processo de consolidação para os anos de 2014-2017, com as maiores
redes e marcas ampliando sua participação de mercado, em um momento que será
marcado pelo acirramento de competitividade, derivado de nosso cenário
econômico financeiro. Toda crise tem seu momento de pico, depois sua queda e
retomada, já vivenciamos tempestades piores no setor impactados pelo cenário econômico.
Planejar,
onde está e onde estará nos próximos anos é vital para qualquer tipo de
negócio, tratando-se do varejo onde a relação ocorre diretamente com o
consumidor final, é crucial refletir: Como os novos consumidores farão compras
em 2030? Como será a loja do futuro? Resposta: acredito que muitos ficaram em
silêncio, ou seja, meramente daqui a 14 anos.
Sua loja,
seu negócio está caminhando para se manter, perpetuar e crescer na era
omnichaneel caracterizada pela integração das operações entre lojas físicas e
virtuais, e pela geração “millennial”, compreendem os jovens nascidos entre os
anos 1980 e 2000, cuja tecnologia faz parte do dia a dia deles. Possuem o mundo
na palma da mão e não enxergam limitação. São multitarefa, possuidores de uma
vontade enorme de descobrir, sem medo e hierarquia.
Compreender
a diversidade dessa geração e dos
avanços tecnológicos auxiliará na projeção de como farão suas compras em 2030.
Estudo realizado pela consultoria do grupo Ebeltoft, nos auxilia a projetar as
preferências para uma nova jornada de consumo.
Pesquisa
realizada com mais de 600 jovens com
idades entre 12 e 26 anos, para
escreverem como acreditam que farão compras no futuro. Como os Millenial
serão quase 99% dos consumidores digitais, a expectativa é de realizarem suas
compras on-line. Quase dois terços dos jovens enxergam as lojas como locais nos
quais poderão experimentar, testar, cheirar e
sentir os produtos.
Para eles as
lojas do futuro entregarão a experiência completa de uma marca e de produtos.
Por exemplo, o ato de comprar um tênis é
realmente experimentá-lo e obter o
aconselhamento para ter o modelo desejado com o melhor ajuste.
Quanto ao
ambiente da loja será mais do que um lugar físico no qual você pode comprar
produtos, se tornará o ponto de encontro
preferido, restaurante, local para encontrar com amigos, se inspirar, apreciar
um bom café e sala de exposições. Quem decidirá sobre o momento da
verdade no ato da compra será o cliente independente do tempo, lugar ou
dispositivo.
Não
procurarão somente uma loja física ou endereço na web. A decisão estará
atrelada ao histórico da marca, sua importância, suas ações que a tornam uma
marca aceita e respeitada dentre as praticas de
sustentabilidade.
Este é um
ponto merecedor de atenção pelos varejistas, ele estará sempre atento ao que se
fala das marcas de forma negativa, principalmente nas redes sociais.
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