7 de mar. de 2016

Compras em 2030


A década de ouro do varejo brasileiro ocorreu entre os  anos 2004 a 2013, influenciado pela expansão do consumo, internacionalização, entrada de novos operadores de franquia  e do  empoderamento do consumidor. Registrou crescimento  em todas as regiões do país, com participação no Produto Interno Bruto (PIB) de 18,85% para 25,8%.

Vários estudos sobre tendências  e estratégias para o varejo  apontam que o setor continuará processo de  consolidação  para os anos de 2014-2017, com as maiores redes e marcas ampliando sua participação de mercado, em um momento que será marcado pelo acirramento de competitividade, derivado de nosso cenário econômico financeiro. Toda crise tem seu momento de pico, depois sua queda e retomada, já vivenciamos tempestades piores no setor impactados pelo  cenário econômico.
Planejar, onde está e onde estará nos próximos anos é vital para qualquer tipo de negócio, tratando-se do varejo onde a relação ocorre diretamente com o consumidor final, é crucial refletir: Como os novos consumidores farão compras em 2030? Como será a loja do  futuro?  Resposta: acredito que muitos ficaram em silêncio, ou seja, meramente daqui a 14 anos.

Sua loja, seu negócio está caminhando para se manter, perpetuar e crescer na era omnichaneel caracterizada pela integração das operações entre lojas físicas e virtuais, e pela geração “millennial”, compreendem os jovens nascidos entre os anos 1980 e 2000, cuja tecnologia faz parte do dia a dia deles. Possuem o mundo na palma da mão e não enxergam limitação. São multitarefa, possuidores de uma vontade  enorme de  descobrir, sem medo e hierarquia.

Compreender a diversidade dessa geração  e dos avanços tecnológicos auxiliará na projeção de como farão suas compras em 2030. Estudo realizado pela consultoria do grupo Ebeltoft, nos auxilia a projetar as preferências para uma nova jornada de consumo.

Pesquisa realizada  com mais de 600 jovens com idades entre 12 e 26 anos, para  escreverem como acreditam que farão compras no futuro. Como os Millenial serão quase 99% dos consumidores digitais, a expectativa é de realizarem suas compras on-line. Quase dois terços dos jovens enxergam as lojas como locais nos quais poderão experimentar, testar, cheirar e  sentir os produtos.

Para eles as lojas do futuro entregarão a experiência completa de uma marca e de produtos. Por exemplo, o ato de  comprar um tênis é realmente  experimentá-lo e obter o aconselhamento para ter o modelo desejado com o melhor ajuste.

Quanto ao ambiente da loja será mais do que um lugar físico no qual você pode comprar produtos, se tornará o ponto de  encontro preferido, restaurante, local para encontrar com amigos, se inspirar, apreciar um bom café e  sala de  exposições. Quem decidirá sobre o momento da verdade no ato da compra será o cliente independente do tempo, lugar ou dispositivo.

Não procurarão somente uma loja física ou endereço na web. A decisão estará atrelada ao histórico da marca, sua importância, suas ações que a tornam uma marca aceita e respeitada dentre as praticas de  sustentabilidade.

Este é um ponto merecedor de atenção pelos varejistas, ele estará sempre atento ao que se fala das marcas de forma negativa, principalmente nas redes sociais.

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