27 de out. de 2009

Hello Kitty mostra que o melhor Marketing é o carisma

No ano em que completa 35 anos, a Hello Kitty é a prova de que não há ação de Marketing que funcione sem carisma. Mais do que consumidores, a personagem possui fãs por todo o mundo que lotam as comunidades virtuais e consomem a extensa lista de produtos licenciados, principal negócio da japonesa Sanrio, empresa “dona” da gatinha. Considerada uma personagem clássica, Kitty conquistou um lugar para poucos. Apesar de seu apelo infantil, agrada públicos que vão dos sete aos 35 anos.
A força da marca é tão grande que, mesmo não sendo essencialmente um desenho animado e aparecendo pouco na TV, a Hello Kitty ganhou status de estrelas como Barbie, Mickey, Piu-Piu e outros personagens que fazem sucesso entre crianças de várias gerações. Atualmente, a Sanrio comercializa mais de 35 mil produtos licenciados em cerca de 60 países da Ásia, da Europa e das Américas. São mais de 400 empresas parceiras que usam os personagens em produtos de diversas categorias. No caso da gatinha, os itens vão desde materiais escolares até um avião, da companhia taiwanesa Eva Air, que oferece inclusive serviço de bordo personalizado. Com vendas anuais de US$ 5 bilhões, a empresa ocupa a 8ª posição no ranking da lista dos Top 100 da Global Licensors, publicado em abril deste ano. A colocação deixa para trás a poderosa Mattel, fabricante da Barbie, que conquistou o 13º lugar, com um faturamento de US$ 3 bilhões. A Sanrio está à frente ainda de marcas como o Cartoon Network (23ª posição, com vendas de US$ 1,4 bi) e seu personagem Ben 10, um dos mais populares entre as crianças atualmente, e de ícones como a Ferrari, que ocupa o 24º lugar e fatura US$ 1,5 bilhão, anualmente, com produtos licenciados.

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