3 de mar. de 2010

Consumo e Inovação

Voss - Commodity com personalidade
É sempre inspirador analisar produtos revolucionários, mas entender como alguns visionários reinventam commodities é muito instigante. O segmento de águas tem sido alvo de novidades nos últimos anos, como as alternativas saborizadas. Porém, é na categoria super premium que há cases desconcertantes. A marca norueguesa Voss é um bom exemplo. Além de um produto de qualidade, já que as fontes norueguesas são tidas como de uma pureza excepcional, o que inspirou a marca é intangível. Os idealizadores entenderam que o produto teria que ter uma conotação aspiracional para criar um espaço no já superlotado mercado de águas. Um dos aspectos que os inspirou foi perceber que muitas pessoas gostam de mostrar que estão carregando água, o que significa, no segmento premium, expressar sofisticação e estilo. Com esse insight, a concepção da embalagem foi um dos aspectos mais relevantes do projeto, aliada a uma forma de distribuição bastante seletiva. Foram escolhidos inicialmente apenas hotéis design, varejistas premium e restaurantes e bares descolados em capitais européias e norte-americanas. Ancorando essa distribuição, o entendimento de que a propaganda boca-a-boca de formadores de opinião é a chave para um produto aspiracional. O altíssimo padrão que norteou todos os aspectos do negócio: fontes, canal, design diferenciado em todas as expressões da marca e embalagem tiveram sua inspiração no setor cosmético e não no de bebidas. Mais um exemplo de produto que inspira-se em um setor muito distinto do seu, reafirmando que inovação requer pensamento não-linear. por Beth Furtado - MM

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