23 de set. de 2011

Como vender mais e melhor?

Muitos varejistas confundem Supply Chain Management com logística, mas esta possui um escopo e complexidade menor do que a aquela porque trabalha somente no âmbito entre os fornecedores e clientes, sem levar em conta o conceito de cadeia expandida. Gestão da cadeia de abastecimento dos fornecedores para os fornecedores até os clientes de nossos clientes, ainda é algo muito novo na prática das organizações varejistas.

 
Por conta disso, o varejista precisa definir qual será a sua melhor escolha e relacionamento com os seus fornecedores e como estes receberão o suporte de seus respectivos fornecedores de matérias-primas, insumos, embalagens etc. Além disso, o varejista precisa decidir também como os seus clientes (shoppers) e consumidores finais serão atendidos. Algumas das estratégias de abastecimento podem ser:

- EDL – Entrega Direto na Loja;

- CD – Armazenagem – Entrega no Centro de Distribuição com armazenagem e abastecimento das lojas, conforme a demanda;

- CD – Cross-Docking/Seleção Inversa – Entrega no Centro de Distribuição sem armazenagem e distribuição automática para as lojas;

- Um ou mais Centros de Distribuição;

- Localização do CD em estados com benefícios fiscais.

São estratégias que proporcionam custos e velocidades diferentes na cadeia de abastecimento. Portanto, geram diferenciais competitivos quando um varejista é comparado a outro.

 Escrito por Elaine Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário