Pode ser Pepsi? "Não", foi a resposta que consumidores receberam neste fim de semana ao tentar aproveitar uma promoção que prometia refrigerantes da marca em dobro. Programado para suprir a demanda do sábado e do domingo, o estoque - que permitiria que clientes levassem para casa até 24 unidades pagando apenas metade - durou apenas algumas horas em várias cidades onde ocorreu a oferta. Varejistas foram obrigados a improvisar e chegaram a substituir o refrigerante por Coca-Cola para acalmar consumidores que se sentiram lesados.
A Ambev, por sua vez, adotou o discurso do "copo meio cheio" em sua página no Facebook. A fabricante diz, na rede social, que houve problemas em "alguns locais". "A operação de produção e logística foi dimensionada para atender à forte demanda que esperávamos para o período e colocou nas lojas, para venda nesses dois dias, o volume superior a um mês de vendas regulares. Ainda assim, vários pontos de venda esgotaram os seus estoques em poucas horas", divulgou a Ambev, em nota oficial.
Preço. Desde o início do ano, conforme a Nielsen, as vendas de refrigerantes em todo o país caíram 1,2% em volume. A queda ocorreu por causa do aumento de preço dos produtos, provocado pela alta do açúcar e da carga tributária, com a alta do IPI, ocorrida em abril. Com a retração nas vendas, os estoques acabaram se acumulando. Uma vez que a validade dos refrigerantes não passa de seis meses, as promoções se tornam uma saída.
FONTE: O Estado de São Paulo
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