16 de jul. de 2012

5 passos para elaborar um bom plano de marketing

Para especialistas, é essencial que o empreendedor avalie quem é o público alvo de sua empresa

Camila Lam, de
Plano de negócios
Estratégia: é recomendável que as estratégias
e ações sejam registradas


Independente do tamanho de seu negócio, ter um bom plano de marketing ajuda a valorizar a sua empresa. 
Com a ajuda dos especialistas, Exame.com montou um passo a passo de como fazer um plano de marketing:
1. Analise o ambiente de marketing
O primeiro passo é avaliar quais são os fatores externos e internos que podem influenciar a sua pequena empresa. “Além disso, é preciso analisar o segmento e o produto e ver quais são as capacidades do negócio”, explica Altaffer.
Para ele, é imprescindível que o empreendedor tenha humildade para colocar no papel quais são as suas forças e fraquezas, e o capital disponível que poderá ser usado nas ações de marketing, pois caso contrário, o plano não terá sustentabilidade a longo prazo.
2. Entenda quem são os seus clientes
Às vezes, o público alvo de sua empresa não é o consumidor. O público alvo de uma determinada marca de leite achocolatado, por exemplo, são as crianças, ainda que ela tenha um número grande de consumidores adultos.
Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário