23 de abr. de 2013

O Profissional de Marketing Contemporâneo



Texto publicado na Gazeta de Piracicaba em 23/04/2013, p. 2.

Na última edição do Festival de Cannes (2012), com a premiação de cases como o do Banco popular de Porto Rico (que procurava estimular as pessoas a ficar no país e trabalhar pelo seu desenvolvimento) ou o Small Business Saturday, patrocinado pela Americam Express (incitando os consumidores norte-americanos a comprar no comércio local); ou ainda o do livro escrito com tinta que desaparecia em dois meses, para motivar os leitores a efetivamente ler a obra que tinham comprado e, assim, como conhecer uma nova geração de escritores.
Não basta mais uma empresa apenas ter bons produtos, preços competitivos, pagar suas contas pontualmente, remunerar bem colaboradores e acionistas, ser inovadora e descobrir novos modelos de negócios, é preciso atrelar sua marca a uma causa.
O atual profissional precisa estar alinhado com esta nova realidade e acompanhar o dinamismo das mídias sociais, que cabe na palma de nossa mão. É necessário estar familiarizado com as diferentes plataformas com as quais temos contato, ser questionador, ousado para saber fazer as perguntas certas e responder aos diversos perfis sociais de seu público incluir análise, gestão e conhecimentos do mundo online. Pesquisa realizada nos Estados Unidos pela consultoria Booz & Company (2012) detectou que as empresas que estabeleceram uma liderança incontestável em seus mercados apontam para um profissional de marketing com as seguintes características: inovação e criatividade na gestão de marcas, produtos e do próprio negócio; habilidade para integração entre canais online e off-line; gestão e liderança de equipes e projetos; habilidade analítica para maior aproveitamento da explosão de dados; e gestão da interação com o cliente.
As redes sociais virtuais impactaram grandemente as estratégias de marketing da empresa e é papel do novo profissional de marketing saber atuar nos ambientes virtuais, entender seu consumidor nestes canais, criar relacionamentos, engrandecer a marca em todas as redes, deve ter em mente que as tribos que estão hoje nas muitas redes podem ser parceiras para o lançamento ou o veto de um novo produto O profissional deve se tornar cada dia mais holístico, ou seja, conhecer de tudo e ter a capacidade de filtrar as informações que recebe diariamente aplicando-as corretamente no negócio, ser tribalista, conhecer várias culturas e grupos ser um profundo conhecedor do mercado e todas suas variáveis: o negócio em si, a comunicação, as pessoas, os costumes, sentimentos sociais e outras UMPC’s (um monte de pequenas coisas). Outro fator que o profissional de marketing deve estar atento é a congruência entre o lado técnico e pessoal, os negócios são regidos por pessoas, portanto, devem-se considerar os sentimentos, a espiritualidade e as emoções.
Concluindo, o profissional de marketing precisa: identificar os sentimentos e os valores que são mais significativos para  seu público-alvo, adaptar estratégias, produtos e serviços a novos valores, gerar nos colaboradores com o uso do endomarketing a consciência de que valores e sentimentos precisam ser  atendidos; estar preocupado com as mudanças e a evolução da sociedade e do comportamento do consumidor.

Antonio Carlos Giuliani- professor e coordenador dos cursos de MBA em Marketing, Mestrado e Doutorado em Administração da UNIMEP.  giuliani.marketing@uol.com.br

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