Texto publicado na Gazeta de Piracicaba em 23/04/2013, p. 2.
Na última edição do Festival de
Cannes (2012), com a premiação de cases como o do Banco popular de Porto Rico
(que procurava estimular as pessoas a ficar no país e trabalhar pelo seu
desenvolvimento) ou o Small Business
Saturday, patrocinado pela Americam
Express (incitando os consumidores norte-americanos a comprar no comércio
local); ou ainda o do livro escrito com tinta que desaparecia em dois meses,
para motivar os leitores a efetivamente ler a obra que tinham comprado e,
assim, como conhecer uma nova geração de escritores.
Não basta mais uma empresa apenas
ter bons produtos, preços competitivos, pagar suas contas pontualmente,
remunerar bem colaboradores e acionistas, ser inovadora e descobrir novos
modelos de negócios, é preciso atrelar sua marca a uma causa.
O atual profissional precisa
estar alinhado com esta nova realidade e acompanhar o dinamismo das mídias
sociais, que cabe na palma de nossa mão. É necessário estar familiarizado com
as diferentes plataformas com as quais temos contato, ser questionador, ousado
para saber fazer as perguntas certas e responder aos diversos perfis sociais de
seu público incluir análise, gestão e conhecimentos do mundo online. Pesquisa
realizada nos Estados Unidos pela consultoria Booz & Company (2012) detectou que as empresas que
estabeleceram uma liderança incontestável em seus mercados apontam para um
profissional de marketing com as seguintes características: inovação e
criatividade na gestão de marcas, produtos e do próprio negócio; habilidade
para integração entre canais online e off-line; gestão e liderança de equipes e
projetos; habilidade analítica para maior aproveitamento da explosão de dados;
e gestão da interação com o cliente.
As redes sociais virtuais
impactaram grandemente as estratégias de marketing da empresa e é papel do novo
profissional de marketing saber atuar nos ambientes virtuais, entender seu
consumidor nestes canais, criar relacionamentos, engrandecer a marca em todas
as redes, deve ter em mente que as tribos que estão hoje nas muitas redes podem
ser parceiras para o lançamento ou o veto de um novo produto O profissional
deve se tornar cada dia mais holístico, ou seja, conhecer de tudo e ter a
capacidade de filtrar as informações que recebe diariamente aplicando-as
corretamente no negócio, ser tribalista, conhecer várias culturas e grupos ser
um profundo conhecedor do mercado e todas suas variáveis: o negócio em si, a
comunicação, as pessoas, os costumes, sentimentos sociais e outras UMPC’s (um
monte de pequenas coisas). Outro fator que o profissional de marketing deve
estar atento é a congruência entre o lado técnico e pessoal, os negócios são
regidos por pessoas, portanto, devem-se considerar os sentimentos, a espiritualidade
e as emoções.
Concluindo, o profissional de
marketing precisa: identificar os sentimentos e os valores que são mais
significativos para seu público-alvo,
adaptar estratégias, produtos e serviços a novos valores, gerar nos
colaboradores com o uso do endomarketing a consciência de que valores e
sentimentos precisam ser atendidos;
estar preocupado com as mudanças e a evolução da sociedade e do comportamento
do consumidor.
Antonio Carlos Giuliani- professor e coordenador dos cursos de MBA em
Marketing, Mestrado e Doutorado em Administração da UNIMEP. giuliani.marketing@uol.com.br
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