24 de jul. de 2013

REPENSAR MARKETING E ESTRATÉGIA

A expansão dos canais digitais e progressiva adoção de estratégias multicanal por parte de varejistas tradicionais traz à tona uma das questões mais complexas e críticas para a gestão do varejo: a estratégia de preços entre canais.

A estratégia de preços entre canais deve considerar o ponto de vista do cliente. Consumidores não se relacionam com canais, mas com marcas. Decidem a partir do valor percebido da oferta, têm consciência em relação a preços e grau de informação crescente. A dificuldade, para alguns segmentos do varejo, em equiparar preços praticados por operadores virtuais e até mesmo por suas lojas virtuais, não pode afastar a marca de seus clientes, sob pena de por em risco a sobrevivência a longo prazo do negócio. As lojas precisam ser mais produtivas, atraentes e competitivas para se manterem relevantes. O amadurecimento do comércio eletrônico e de modelos de negócio omnichannel levará a maior equilíbrio nos patamares de preços, nível de serviço e margens que permitam ao varejo – físico e digital - prosperar de forma lucrativa e sustentável. No curto prazo, é importante dar dinamismo ao negócio, integrar os canais e manter foco permanente no consumidor e suas mudanças de hábitos e expectativas.

Alberto Serrentino, sócio sênior da GS&MD – Gouvêa de Souza.

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