Marketing
das Mamães
Antonio
Carlos Giuliani
O
dia das Mães se aproxima e as ações de marketing já devem estar preparadas.
Considerada como uma das melhores
oportunidades para o varejo nacional, portanto, merece um tratamento
diferenciado no planejamento. Ao mesmo tempo em que os apelos de compra ganham
força nesta época, a concorrência não mede esforços para tornar as suas ofertas
mais atrativas. Por isso, diante desse cenário disputadíssimo, não dá para
relaxar e contar só com a sorte, assim como também não dá para fazer só o
tradicional, o básico.
Representando
cerca de
seis em cada dez mulheres brasileiras, as mães são consumidoras em
potencial, estão investindo mais na carreira (gerando melhoria de renda) e atribuem alta
expectativa quanto à qualidade e conveniência de produtos e serviços que podem comprar. Apresenta um
perfil sócio econômico da nova classe média, na maioria, adultas jovens,
trabalham e têm em média 1,77 filhos, a
idade média que dão a luz pela primeira vez é 27 anos. São mães que lidam com a
difícil escolha de o que priorizar em suas vidas: carreira e
estudos ou cuidado dos filhos e do lar. Quase sendo impossível
administrar tudo isso, gera um perfil de mães insatisfeitas, ao elaborar uma estratégia de marketing, essas
características devem ser consideradas.
Planejar
ações de marketing para o dia das mães requer, primeiro definir o quão
significativo é ou será o Dia das Mães para o seu negócio, e a partir daí ter a
consciência de que os esforços a serem realizados, terão que acompanhar o nível
dessa importância. Depois, é preciso ter bem claro qual é o perfil dos seus
consumidores, e lembrar que para a data em questão não são as mães que deverão
ser o alvo da comunicação, mas sim os maridos e os filhos. É claro que é
possível buscar uma ligação com a essência feminina, com a mulher antes da
provedora do lar, enfim, com algo direcionado a ela. Mas, em geral, é mesmo a
família que irá presenteá-la na ocasião.
Se
maridos e filhos que buscarão o presente ideal, então nesse caso é interessante
ter, e exibir já na vitrine, uma grande variedade de opções, uma vez que
existem mães de todos os tipos e estilos, além do que a indecisão na hora da
escolha costuma ser grande. Pesquisa recente realizada pela Mintel 2014, com
aplicação de 1,5 mil entrevistas ao vivo, nas cinco regiões do Brasil,
apresentou o perfil e mudanças no hábito de compra das mães. Foram
definidos três perfis de mãe, as que vivem sob pressão que, se
cobram excessivamente por não contribuírem tanto quanto poderiam com o
orçamento doméstico, e por não conseguirem deixar o lar “em ordem”, apesar de se dedicarem a isso. As modernas e
práticas, são adultas jovens, da classe
média, interessadas em se desenvolver
profissionalmente, e não abrir mão da
vida pessoal em função da maternidade; as supermães, não medem esforços para cuidar dos filhos, a função ser
mãe é a mais importante de suas vidas,
ao menos no atual momento.
Desses
perfis já saem 2 pontos fundamentais: 1º. a necessidade de criar algo inovador
para chamar a atenção, e conquistar a visita do consumidor, o que deve envolver
não só a vitrine, mas toda a campanha de divulgação; 2º. a importância do
treinamento da equipe em saber lidar com o momento da escolha do presente, no
qual muitas dúvidas poderão surgir. Os vendedores têm de estar preparados para
fazer perguntas a fim de conseguirem identificar, com agilidade as necessidades
e, com base nelas, apresentar opções pertinentes, mas não muitas para que as
incertezas não se multipliquem. A decoração do ambiente também pode ajudar a
criar um envolvimento maior se for alegre, criativa e emotiva.
Mas
aí vale uma observação, tanto na ambientação do espaço físico, quanto na
campanha e nas peças de comunicação, é preciso tomar cuidado para não utilizar
estereótipos ultrapassados, como o da mulher “dona de casa”. As mães
contemporâneas são pessoas ativas, multifuncionais e que prezam sua vaidade,
seus desejos e sonhos, isso precisa ser levado muito em conta. Nesse sentido,
brindes e promoções que as valorizem como “mulheres plenas”, são boas
estratégias para estimular as vendas. Kits de beleza, tratamentos especiais e
viagens, por exemplo, já são ótimas opções agregadas de presentes, e costuma fazer muito sucesso. Observe as
apostas do mercado e procure soluções diferentes, mas sempre seguindo as
diretrizes de um bom Planejamento de Marketing.
Aperfeiçoe
e personalize todos os pontos de contato e venda, e inspire os seus
consumidores para o melhor Dia das Mães de suas vidas. É impressionante como
muitas empresas criam campanhas, e realizam ações voltadas às mães, no dia que,
quem ganha os presentes são elas. É preciso direcionar a comunicação aos
filhos, maridos, genros, noras e netos. São eles que irão presentear as mães, e
não elas próprias. Vejo muitas empresas apenas atendendo as necessidades dos
clientes, quando deveriam estar criando motivos para eles comprarem. Em
momentos difíceis é preciso se reinventar, lamento o fato dessa atitude não ser regra em muitas
empresas, a inovação e a diferenciação.
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