Para
compreender o marketing de patrocínio, é
preciso refletir sobre quando
devemos faze-lo, quanto minha marca vai
disputar atenção com outras, quanto minha marca
está alinhada com o patrocinado. Realizar um patrocínio é iniciar um
vinculo entre a marca e o patrocinado,
com uma troca de atributos que irão
refletir na imagem entre os dois.
Se a
decisão estratégica foi optar por patrocínios, de curta duração a eventos,
pessoas, instituições, é importante ressaltar que a marca poderá trazer para a organização, pontos negativos
na sua imagem, trazendo significados confusos. Nos dias atuais as pessoas tendem a reduzir sua capacidade de
registro de informação. A cada vez
que uma marca opta por abrir uma frente, um novo patrocinado ela estará
gerando novas informações, novos atributos.
Uma boa
estratégia de marketing de patrocínio deve focar no longo prazo, mostrando um
vinculo com o patrocinado, e ao mesmo
tempo, aumentando o relacionamento com a imagem da marca. O patrocínio tem se
consolidado como uma ação indispensável, na
estratégia de comunicação das
empresas, usado de forma complementar, às ações em mídia
tradicional.
Para falar
de patrocínio é necessário ter clareza, que se trata de uma
ação com objetivo de apoiar iniciativas
de terceiros, por meio de
algum tipo de recurso financeiro,
técnico ou material, em busca de retorno de imagem da marca com oportunidades comerciais ou institucionais
.A palavra central para definir se a empresa, deve optar pela ação de marketing
de patrocínio é retorno, ou o resultado deve ter claro a contribuição para a marca, e os benefícios de relacionamentos entre sua marca, patrocinado e seu publico
alvo.
Para isso
chamamos atenção para alguns pontos, que podem auxiliar sua empresa, optar pela ação de marketing de patrocínio. Deve-se
alinhar a marca e patrocinada a uma
estratégia de longo prazo, e não uma
ação de conveniência. O alinhamento deve ser garantido pela conexão,
entre o conteúdo que o objeto do patrocínio pretende gerar, e a imagem
pretendida para a marca da
empresa.
O patrocínio depende de
ações complementares de ativação,
para ter fortes impactos. Pode ser desde um simples evento local, ou uma
campanha publicitária que combine conteúdo do patrocinador, e ao mesmo tempo informe às pessoas sobre o
patrocínio. Parece contrassenso mas, o
patrocínio muitas vezes como ação isolada
sem ações complementares, não
agrega valor a marca.
Deve-se ter conhecimento inicial, se serão necessárias ações complementares de ativação para obter resultados à sua marca,
refletindo se não vale a pena investir
em publicidade, e manter o alcance atual
de sua mensagem. O patrocínio deve ser
encarado como um investimento que a empresa
realiza, portanto, deve ser tratado como tal.
Essa ação
de marketing deve ser avaliada com base em retorno, é indispensável
adotar as métricas de marketing para analisar o risco da iniciativa. Se a empresa quer retorno, qual deve ser ?Se apenas está fazendo uma doação,
liberação de verba, fique atento para verificar se o retorno é para alcançar
apenas o público da marca, ou
para contribuição de conteúdo, estar
próximo ao patrocinado irá trazer
reforço de imagem de sua marca e
os atributos que necessita.
È aconselhável realizar um benchmark com iniciativas de outras empresas do mesmo setor e porte, para alinhar suas expectativas. È importante, ao optar
pela ação de patrocínio, identificar a
necessidade da marca em fazer um patrocínio. O patrocínio é uma ação de
comunicação e relacionamento, como a publicidade tradicional ou digital,
marketing direto, eventos proprietários
entre outras.
Ele
pode ser
usado, ou não, depende da capacidade
de investimento da empresa, o
principal critério a ser levado em consideração é: - a minha marca
sozinha consegue obter o impacto e o conteúdo de que precisa? O “sozinha”
refere-se a um patrocínio, é sempre uma
ação de se relacionar a um terceiro, de se unir para relacionar e
comunicar melhor.
Ter
conhecimento sobre estas questões, minimizará os riscos e
esclarece melhor os benefícios sobre o uso de patrocínio, contribuindo
para que ele seja inserido, no planejamento de marketing de sua empresa, com clareza de retorno a longo prazo, possui critérios
de decisão, que seu retorno deve ser mensurado dessa forma, poderá chamá-lo de ação de marketing de
patrocínio estratégico, do contrário foi uma ação imediatista .
Antonio Carlos Giuliani: professor e coordenador
dos cursos de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e MBA em
Marketing e Negociação. - UNIMEP.
E-mail: giuliani.marketing@uol.com.br
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