Antonio
Carlos Giuliani
O filósofo alemão Goethe, em sua obra A
Teoria das Cores, explanava a influência psíquica da cor: “Cada cor produz um
efeito específico sobre o homem, revelando a sua presença tanto na sua retina
quanto na alma”. Assim, as diferentes frequências de luz atuam em linha direta
sobre as sensações e emoções.
Para exemplificar o potencial das cores, tomemos como
exemplo um hospital de São Paulo, verificou que pacientes em quartos azuis
recebem alta 30% mais rápido do que os internados em quartos brancos. A
prefeitura de Londres também trocou as cores pretas pelo verde para estancar
uma sequência de suicídios na ponte de Black
Friars resultando em redução do índice, 30% menor nos suicídios.
Os produtos antifadiga são estrategicamente apresentados em
amarelo ou laranja; os ansiolíticos em azul claro ou branco; os específicos
para problemas cardíacos evitam as cores avermelhadas. A cor atuando sobre o
ser humano em várias situações, seria de
se esperar que fosse objeto de
aplicação no campo do Marketing.
Ao escolher uma cor básica para a ambientação da sua
empresa, loja ou produto, o empresário deve ter em conta os impactos de
associação normais a essa cor. O uso criativo da cor pode realçar a imagem de
um varejista e criar uma predisposição do cliente a alguma atitude. Cores
frias, como azul e verde, são relaxantes, calmantes e agradáveis. Assim podem
ser usadas por varejistas que trabalham com produtos que possam causar
ansiedade- como, por exemplo, produtos ou serviços de preço muito elevado.
O profissional de marketing sabe que a primeira coisa à
qual as pessoas reagem ao avaliar um
objeto é a sua cor, e sua resposta afetiva automática é quase 60% da aceitação do objeto. As cores, como o vermelho, estimulam a secreção de
sustâncias excitantes sendo seu uso ideal
para restaurantes-para se comer mais; e cosméticos - sexualidade e
perigo.
O amarelo, por sua vez, é a primeira cor percebida pelo ser
humano, daí a sua presença em equipamentos de mergulho. Sinais de advertência e bloquinhos de Post it. As cores
como rosa vivo, são calmantes, por promoverem a secreção de determinadas
substâncias no cérebro, o que a torna útil no departamento de reclamações de
uma empresa .
Ao descrevermos o
papel da cor na estratégia de marketing, é um importante alerta para o
fato de que não deve haver gratuidade na escolha das cores, na comunicação
visual de uma empresa ou de seus produtos. O macro ambiente pode influenciar, entre outras maneiras, pelo
aspecto ético-legal, as tintas estão
sendo fabricadas sem materiais pesados e vários tons de verde estão na moda.
Se pensarmos em termos de produto os tons escuros remetem a pensar em um produto sólido, compacto,
enquanto o rosa passara suavidade
ou cremosidade. Na comunicação de mídia, seja impressa ou virtual, a cor também pode
favorecer sua empresa se respeitar as cores do logotipo da empresa.
Ao elaborar sua estratégia de marketing fiquem atento as
aplicações e práticas de algumas cores como: Lilás usado em produtos femininos
é uma das cores básicas na composição de ambientes para a seção feminina de uma
loja; Marrom como o preto, usado para produtos masculinos, por remeter ao luxo e elegância; Rosa destinado ao público infantil
ou conservador feminino; Cítricas para o mercado teen adolescentes,
principalmente em práticas esportivas como surf, bodyboarding e mountain bike; Azul lembra
frescor e pureza, usado em embalagens de
agua mineral, remete ao efeito calmante e equilibrador; Vermelho usado
nos fast foods lembra algo quente e saboroso, por ser
uma cor vibrante sugere algo rápido “fast”; Verde descanso, repouso
visual; Cinza sugere robustez, solidez e seriedade, lojas de roupa masculina, produtos da indústria
como equipamentos de cine-foto –som; Amarelo ideal para ser usado como cor de
fundo em cartazes de liquidação, com letras em preto, vale destacar que no
Brasil não é uma cor de grande aceitação; Branco indica harmonia, higiene, e
limpeza em demasia, pode ser entediante.
De qualquer forma, é importante que, ao planejar sua
comunicação, publicidade, merchandising de ponto de venda, site, face, vitrine,
ou mesmo a iluminação de uma vitrine, o empresário ou profissional de marketing
esteja atento para a influência distinta de cada cor sobre seus clientes.
Aproveite e faça um diagnostico em sua organização, produto entre outros, se
está utilizando a cor correta com sua estratégia de marketing.
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