3 de ago. de 2015

As Cores e o Marketing

Antonio Carlos Giuliani

O filósofo alemão Goethe, em sua obra A Teoria das Cores, explanava a influência psíquica da cor: “Cada cor produz um efeito específico sobre o homem, revelando a sua presença tanto na sua retina quanto na alma”. Assim, as diferentes frequências de luz atuam em linha direta sobre as  sensações e  emoções.
Para exemplificar o potencial das cores, tomemos como exemplo um hospital de São Paulo, verificou que pacientes em quartos azuis recebem alta 30% mais rápido do que os internados em quartos brancos. A prefeitura de Londres também trocou as cores pretas pelo verde para estancar uma sequência de suicídios na ponte de Black Friars resultando em redução do  índice, 30% menor nos suicídios.
Os produtos antifadiga são estrategicamente apresentados em amarelo ou laranja; os ansiolíticos em azul claro ou branco; os específicos para problemas cardíacos evitam as cores avermelhadas. A cor atuando sobre o ser humano em várias situações, seria de  se  esperar que fosse objeto de aplicação no campo do Marketing.
Ao escolher uma cor básica para a ambientação da sua empresa, loja ou produto, o empresário deve ter em conta os impactos de associação normais a essa cor. O uso criativo da cor pode realçar a imagem de um varejista e criar uma predisposição do cliente a alguma atitude. Cores frias, como azul e verde, são relaxantes, calmantes e agradáveis. Assim podem ser usadas por varejistas que trabalham com produtos que possam causar ansiedade- como, por exemplo, produtos ou serviços de preço muito elevado.
O profissional de marketing sabe que a primeira coisa à qual  as pessoas reagem ao avaliar um objeto é a sua cor, e sua resposta afetiva automática é quase 60% da  aceitação do objeto. As cores,  como o vermelho, estimulam a secreção de sustâncias excitantes sendo seu uso ideal  para restaurantes-para  se  comer mais; e cosméticos - sexualidade e perigo.
O amarelo, por sua vez, é a primeira cor percebida pelo ser humano, daí a sua presença em equipamentos de mergulho. Sinais de  advertência e bloquinhos de Post it. As cores como rosa vivo, são calmantes, por promoverem a secreção de determinadas substâncias no cérebro, o que a torna útil no departamento de reclamações de uma empresa .
Ao descrevermos o  papel da cor na estratégia de marketing, é um importante alerta para o fato de que não deve haver gratuidade na escolha das cores, na comunicação visual de uma empresa ou de seus produtos. O macro ambiente pode  influenciar, entre outras maneiras, pelo aspecto ético-legal, as  tintas estão sendo fabricadas sem materiais pesados e vários tons de verde estão na moda.
Se pensarmos em termos de produto os tons escuros  remetem a pensar em um produto sólido, compacto, enquanto o rosa  passara  suavidade  ou cremosidade. Na comunicação de mídia, seja  impressa ou virtual, a cor também pode favorecer sua empresa se respeitar as cores do logotipo da empresa.
Ao elaborar sua estratégia de marketing fiquem atento as aplicações e práticas de algumas cores como: Lilás usado em produtos femininos é uma das cores básicas na composição de ambientes para a seção feminina de uma loja; Marrom como o preto, usado para produtos masculinos, por  remeter ao luxo e  elegância; Rosa destinado ao público infantil ou conservador feminino; Cítricas para o mercado teen adolescentes, principalmente em práticas esportivas como surf,  bodyboarding e mountain bike; Azul lembra frescor e pureza, usado em embalagens de  agua mineral, remete ao efeito calmante e equilibrador; Vermelho usado nos fast foods lembra algo quente e saboroso, por  ser  uma cor vibrante sugere algo rápido “fast”; Verde descanso, repouso visual; Cinza sugere robustez, solidez e seriedade, lojas  de roupa masculina, produtos da indústria como equipamentos de cine-foto –som; Amarelo ideal para ser usado como cor de fundo em cartazes de liquidação, com letras em preto, vale destacar que no Brasil não é uma cor de grande aceitação; Branco indica harmonia, higiene, e limpeza em demasia, pode  ser  entediante.
De qualquer forma, é importante que, ao planejar sua comunicação, publicidade, merchandising de ponto de venda, site, face, vitrine, ou mesmo a iluminação de uma vitrine, o empresário ou profissional de marketing esteja atento para a influência distinta de cada cor sobre seus clientes. Aproveite e faça um diagnostico em sua organização, produto entre outros, se está utilizando a cor correta com sua estratégia de marketing.



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