5 de mai. de 2016

Agilidade e Flexibilidade para o Varejo

Por um varejo ágil e centrado no consumidor, foi o tema principal da 105ª edição do NRF Retail´s evento internacional, já faz parte do calendário do varejo mundial. São apresentadas as tendências para o setor, esse  ano contou  com mais de 35 mil congressistas, contando com delegações de 80 países.
Trata-se de uma verdadeira imersão no universo do varejo. As ações abordadas por diversos palestrantes norte-americanos, concentrou-se em recomendações de como o varejo americano começou a despertar, depois de um período de crise e  dificuldades.
Espera-se que no Brasil também, em breve, possamos emergir com criatividade, ideias, soluções inteligentes atreladas às novas tecnologias. Dos diversos temas abordados, alguns pontos são relevantes e, merecem  uma reflexão mais aprofundada para serem incluídas nas ações do varejo, são destaques: - dar voz ao consumidor, para que fale de seu produto. Com a evolução das mídias digitais  ressaltou-se a importância e poder das pessoas reais, em influenciar a decisão de outros consumidores.
Pesquisa da McKinsey revelou que a divulgação boca a boca entre os consumidores  conectados, gera duas vezes mais vendas do que publicidade paga. Trabalhe com seus influenciadores digitais, para mostrar produtos que estão sendo utilizados por  eles nas casas dessas pessoas reais. O mesmo estudo apontou que 43% dos usuários das redes sociais, compram um produto depois de compartilhar ou curtir algum post sobre ele.
--Temos que ser mais resilientes, nos arriscar mais, permitir-nos errar mais, devemos aprender rápido com os erros e mudar de direção. Teremos que construir uma cultura que não encoraje a falha, mas que o aceite como parte do processo de mudança.
Agilidade é a palavra chave para o varejo nos próximos anos, uma evolução do conceito de experiência, inserido em um ambiente de mudanças rápidas com a ascensão da nova geração de consumidores, cada vez mais desapontados com o varejo tradicional. A digitalização e a geração Millennials, são uma comunidade muito grande e teremos que nos reinventar para atendê-los. Se quer a atenção dessa nova geração, seja rápido, temos apenas oito segundos para captura-las em nossas  ações de marketing.
- A Premiunização avança como estratégia para recuperação de margens mais rentáveis. Trata-se de uma estratégia decorrente da busca da diferenciação de produtos, lojas, marcas e serviços como contraponto à massificação.
Em momentos recessivos as ações concentram-se na massificação demandada, pelo comportamento mais por menos, a busca pela individualidade, glamourização pode se manifestar pela criação de conceitos e propostas que envolvam pela experiência, para desequilibrar a lógica razão, emoção. O mercado de luxo permite a pratica da individualização, e a prática de um preço “prime” pela agregação percebida de valor.
– A revitalização refere-se a elementos que foram referência  no passado. Para as ações de marketing, a revitalização no varejo está associada a nostalgia, ao retrô  como linguagem popular ao marketing nostálgico. Identifica-se crescimento da proposta de buscar inspiração no passado para referências do presente.
Isso tem se manifestado no design, na comunicação visual, no merchandising e até mesmo em produtos. O retorno dos discos long play em equipamentos que também têm bluetooth e saída USB, ou os novos lançamentos de eletrodomésticos com toda tecnologia, porém, pautada em design retrô.

– Seja mobile friendly,  o consumidor está conectado com seu smartphone e é para ele que se direciona quando busca por algum produto ou serviço. Certifique-se de que seu site é responsivo e que você está aparecendo em buscas pelo Google, com objetivo que seus consumidores o  encontrem facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário