Por um varejo ágil e centrado no consumidor, foi o tema
principal da 105ª edição do NRF Retail´s evento internacional, já faz parte do
calendário do varejo mundial. São apresentadas as tendências para o setor, esse ano contou
com mais de 35 mil congressistas, contando com delegações de 80 países.
Trata-se de uma verdadeira imersão no universo do varejo. As
ações abordadas por diversos palestrantes norte-americanos, concentrou-se em
recomendações de como o varejo americano começou a despertar, depois de um
período de crise e dificuldades.
Espera-se que no Brasil também, em breve, possamos emergir
com criatividade, ideias, soluções inteligentes atreladas às novas tecnologias.
Dos diversos temas abordados, alguns pontos são relevantes e, merecem uma reflexão mais aprofundada para serem
incluídas nas ações do varejo, são destaques: - dar voz ao consumidor, para que
fale de seu produto. Com a evolução das mídias digitais ressaltou-se a importância e poder das
pessoas reais, em influenciar a decisão de outros consumidores.
Pesquisa da McKinsey revelou que a divulgação boca a boca
entre os consumidores conectados, gera
duas vezes mais vendas do que publicidade paga. Trabalhe com seus
influenciadores digitais, para mostrar produtos que estão sendo utilizados por eles nas casas dessas pessoas reais. O mesmo
estudo apontou que 43% dos usuários das redes sociais, compram um produto
depois de compartilhar ou curtir algum post sobre ele.
--Temos que ser mais resilientes, nos arriscar mais,
permitir-nos errar mais, devemos aprender rápido com os erros e mudar de
direção. Teremos que construir uma cultura que não encoraje a falha, mas que o
aceite como parte do processo de mudança.
Agilidade é a palavra chave para o varejo nos próximos anos,
uma evolução do conceito de experiência, inserido em um ambiente de mudanças
rápidas com a ascensão da nova geração de consumidores, cada vez mais
desapontados com o varejo tradicional. A digitalização e a geração Millennials,
são uma comunidade muito grande e teremos que nos reinventar para atendê-los.
Se quer a atenção dessa nova geração, seja rápido, temos apenas oito segundos
para captura-las em nossas ações de
marketing.
- A Premiunização avança como estratégia para recuperação de
margens mais rentáveis. Trata-se de uma estratégia decorrente da busca da
diferenciação de produtos, lojas, marcas e serviços como contraponto à
massificação.
Em momentos recessivos as ações concentram-se na
massificação demandada, pelo comportamento mais por menos, a busca pela
individualidade, glamourização pode se manifestar pela criação de conceitos e
propostas que envolvam pela experiência, para desequilibrar a lógica razão,
emoção. O mercado de luxo permite a pratica da individualização, e a prática de
um preço “prime” pela agregação percebida de valor.
– A revitalização refere-se a elementos que foram
referência no passado. Para as ações de
marketing, a revitalização no varejo está associada a nostalgia, ao retrô como linguagem popular ao marketing
nostálgico. Identifica-se crescimento da proposta de buscar inspiração no
passado para referências do presente.
Isso tem se manifestado no design, na comunicação visual, no
merchandising e até mesmo em produtos. O retorno dos discos long play em
equipamentos que também têm bluetooth e saída USB, ou os novos lançamentos de
eletrodomésticos com toda tecnologia, porém, pautada em design retrô.
– Seja mobile friendly, o consumidor está conectado com seu smartphone
e é para ele que se direciona quando busca por algum produto ou serviço.
Certifique-se de que seu site é responsivo e que você está aparecendo em buscas
pelo Google, com objetivo que seus consumidores o encontrem facilmente.
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