28 de set. de 2016

Do on-line para o Físico

NA CONTRAMÃO DO VAREJO TRADICIONAL, A GIULIANA FLORES APOSTA EM LOJAS FÍSICAS PARA CONSOLIDAR A MARCA EM OUTRAS PRAÇAS

Por Camela Mendonça, No Varejo


Enquanto o varejo tradicional investe em ferramentas on-line e mobile para conseguir oferecer uma experiência completa para o consumidor digital, a Giuliana Flores, e-commerce de flores e presentes, iniciou estratégia contrária e agora expande com lojas físicas. A marca nasceu como uma loja física há 16 anos, mas logo foi para a internet, canal por meio do qual a marca se consolidou. Agora, a marca abriu uma loja em São Paulo e está preparada para abrir outras duas na cidade em um processo de fortalecimento da marca, segundo Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores. “Somos fortes, mas no Sudeste. Então, a gente acredita que com as franquias vamos consolidar a marca no Brasil inteiro e ser um ponto de apoio”, afirma. Hoje, a Giuliana atua com mais de 280 parceiros homologados, que permitem que a marca faça entregas em todo o País. “Mas eles não carregam a marca”, diz. Para o executivo, as lojas vão deixar a marca mais conhecida e, por consequência, ajudarão a aumentar as vendas on-line. Assim como os parceiros homologados, as franquias também serão pontos de apoio do canal on-line – mas sem obrigação. Quando uma venda for acionada no e-commerce no perímetro da loja, o franqueado é acionado e aceita ou não aquela venda. A marca está trabalhando para implementar uma estratégia omnicanal, por meio da qual é possível comprar on-line e retirar na loja. “Estamos trabalhando para que isso aconteça, mas para isso preciso ampliar o número de lojas”, afirma.  Todas as etiquetas, caixas e sacolas para os parceiros homologados saem de São Paulo. Com as lojas, serão os próprios fornecedores que farão essa logística. Até o ano passado, a empresa apresentava crescimento compatível com o desempenho do mercado de e-commerce, mas sentiu a crise de maneira mais intensa no ano passado. Ainda assim conseguiu crescer 15%. “Quando o País está em uma situação bem legal, meu produto passa a ser um complemento. Em uma crise, ele passa a ser o principal item, porque tem um custo menor”, explica Souza. Ao todo, a marca realizou 220 mil pedidos no ano passado. Para este ano, a previsão é de crescimento de 17% no faturamento, em relação a 2015. As lojas são elementos importantes nesta estratégia: a ideia é que a marca esteja em todo o País com lojas até 2020. A primeira, localizada no bairro da Saúde, em São Paulo, tem 45 metros quadrados, e segue o mesmo padrão dos produtos mais procurados do site, como as rosas colombianas, astromélias, orquídeas e os kits especiais. Para os próximos meses está previsto ainda o lançamento de mais duas loja, no Shopping SP Market e Shopping Eldorado. 

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