NA CONTRAMÃO DO VAREJO TRADICIONAL, A GIULIANA FLORES APOSTA
EM LOJAS FÍSICAS PARA CONSOLIDAR A MARCA EM OUTRAS PRAÇAS
Por Camela Mendonça, No Varejo
Enquanto o varejo tradicional investe em ferramentas on-line
e mobile para conseguir oferecer uma experiência completa para o consumidor
digital, a Giuliana Flores, e-commerce de flores e presentes, iniciou
estratégia contrária e agora expande com lojas físicas. A marca nasceu como uma
loja física há 16 anos, mas logo foi para a internet, canal por meio do qual a
marca se consolidou. Agora, a marca abriu uma loja em São Paulo e está
preparada para abrir outras duas na cidade em um processo de fortalecimento da
marca, segundo Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores. “Somos fortes, mas no
Sudeste. Então, a gente acredita que com as franquias vamos consolidar a marca
no Brasil inteiro e ser um ponto de apoio”, afirma. Hoje, a Giuliana atua com
mais de 280 parceiros homologados, que permitem que a marca faça entregas em
todo o País. “Mas eles não carregam a marca”, diz. Para o executivo, as lojas
vão deixar a marca mais conhecida e, por consequência, ajudarão a aumentar as
vendas on-line. Assim como os parceiros homologados, as
franquias também serão pontos de apoio do canal on-line – mas sem obrigação.
Quando uma venda for acionada no e-commerce no perímetro da loja, o franqueado
é acionado e aceita ou não aquela venda. A marca está trabalhando para
implementar uma estratégia omnicanal, por meio da qual é possível comprar
on-line e retirar na loja. “Estamos trabalhando para que isso aconteça, mas
para isso preciso ampliar o número de lojas”, afirma. Todas as etiquetas, caixas e sacolas para os
parceiros homologados saem de São Paulo. Com as lojas, serão os próprios
fornecedores que farão essa logística. Até o ano passado, a empresa apresentava
crescimento compatível com o desempenho do mercado de e-commerce, mas sentiu a
crise de maneira mais intensa no ano passado. Ainda assim conseguiu crescer
15%. “Quando o País está em uma situação bem legal, meu produto passa a ser um
complemento. Em uma crise, ele passa a ser o principal item, porque tem um
custo menor”, explica Souza. Ao todo, a marca realizou 220 mil pedidos no ano
passado. Para este ano, a previsão é de crescimento de 17% no faturamento, em
relação a 2015. As lojas são elementos importantes nesta estratégia: a ideia é
que a marca esteja em todo o País com lojas até 2020. A primeira, localizada no
bairro da Saúde, em São Paulo, tem 45 metros quadrados, e segue o mesmo padrão
dos produtos mais procurados do site, como as rosas colombianas, astromélias,
orquídeas e os kits especiais. Para os próximos meses está previsto ainda o
lançamento de mais duas loja, no Shopping SP Market e Shopping Eldorado.
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