18 de out. de 2016

Black Friday 2016


Publicado no Jornal de Piracicaba em 18/10/2016 
Considerado a grande  festa  de  consumo do varejo, sua  origem é genuinamente norte  americana, nasceu na  Filadélfia, no inicio dos  anos 1960, e  até hoje é realizada no dia  seguinte ao feriado de Ação de Graças, o Thanksgiving Day. Nessa promoção as  lojas abrem suas portas  às 4 horas da madrugada e  vendem seus produtos com descontos de  até 80% de  descontos. Lá o  sucesso da  data é  tanto que a corrida de consumo gera  congestionamentos incríveis e filas que  dobram os  quarteirões. 
No Brasil a Black Friday se  adaptou aos  hábitos locais sendo considerado o queridinho pelos  consumidores. Com a  estagnação da  atividade  econômica nacional  faz parte do calendário promocional do varejo como data importante  para girar o  estoque uma vez  que, o  acumulo de  estoque do  varejo decorrente a um ano com baixas  vendas, perda de poder  aquisitivo do consumidor, leva a procura por  descontos  e  facilidades no pagamento.
A efervescência da Black Friday aconteceu no  ambiente virtual, uma vez que no Brasil nasceu puramente no meio digital fazendo parte do calendário  oficial do e-commerce  brasileiro.   A Black Friday, que neste ano acontece no dia 25 de novembro pesquisa conduzida pela Ebit aponta oito em cada 10 brasileiros (84%), que já fazem compra pela internet pretendem adquirir algo durante
O índice significa um aumento de três pontos percentuais em relação a 2015. O estudo aponta ainda que o faturamento somente na sexta-feira deve chegar a R$ 2,1 bilhões. Esse valor representa um crescimento nominal próximo de 30% em relação à edição de 2015, ano em que as vendas superaram as expectativas, alcançando um montante de R$ 1,6 bilhão.
Os produtos com maior intenção de compra devem ser das categorias Eletrônicos (34%); Eletrodomésticos (28%); Telefonia e Celulares (27%); Informática (23%); e Casa e Decoração (13%), respectivamente. A pesquisa também indica que das aquisições esperadas na Black Friday, 44% devem ser feitas com o intuito de antecipar as compras para o Natal.  
É importante preparar-se com antecedência. O planejamento é a palavra-chave da Black Friday. Sua preparação deve  começar desde  o momento da negociação comercial com os fornecedores, passando pela  estruturação dos parceiros de  tecnologia, logística, chegando  até  a venda  e  entrega do produto  no  caso  do  e-commerce. No caso da  loja física devem ser  seguidos os mesmos passos, considerando que todos trabalhem juntos para entregar uma grande  experiência de compra ao consumidor, não  existe  fórmula  magica que  garanta o sucesso do Black Friday, para a loja lucrar deve suar muito a  camisa.
Essa promoção movimenta milhões de  reais  em  24 horas, estar preparado para atender esta  imensidão de  consumidores é trabalhoso. O consumidor com  mais poder usa a internet para elogiar, reclamar e são ouvidos por todos,  atentar para todo o processo de planejamento da venda é condição primordial para o sucesso.
Não  tente  enganar  o  consumidor  com ofertas falsas mas sim oferecer  descontos atraentes para  que as  vendas  cheguem a patamares nunca  vistos. È  importante mesmo no dia do  evento estar preparado para esclarecer  dúvidas, atender a  solicitações  e  redobrar  a  atenção na divulgação das  ofertas, sem esquecer do excelente  desempenho no pós venda, podendo trazer a fidelização de clientes.
Para finalizar todo planejamento, o marketing é crucial depois que todas as  etapas mencionadas estiverem sob controle, pensar no tema, design e  as  ações de comunicação para que  todos saibam da promoção. Evitar o termo “Black Fraude” disseminados no ano de 2013 procurando oferecer uma  experiência de compra  única para o cliente, realizando  a  entrega  dentro do prazo  e  dar  suporte  ao  cliente. Esses pontos são essenciais se deseja fazer parte dessa megapromoção. 


2 comentários:

  1. Bom dia..

    Acredito que o varejo deve se movimentar para criar fatos novos que o ajudem a sair da queda que esse ano vai ser grande e por isso o movimento é válido.
    Porém me interessa saber se estamos falando de vendas adicionais no ano de 2016 ou se é apenas uma antecipação de demanda. A apuração desses dados seria interessante pois daria ao lojista capacidade de criar ofertas que juntas com o natal gerassem ao todo um aumento de em suas vendas.
    Vamos acompanhar e ler mais sobre o tema apos a apuração do acumulado do ano.
    Abraço....

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    1. Boa tarde!
      Agradeço sua mensagem e informo que esses dados são projeções.
      Abraço

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