Publicado no Jornal de Piracicaba em 18/10/2016
Considerado a grande
festa de consumo do varejo, sua origem é genuinamente norte americana, nasceu na Filadélfia, no inicio dos anos 1960, e
até hoje é realizada no dia
seguinte ao feriado de Ação de Graças, o Thanksgiving Day. Nessa
promoção as lojas abrem suas portas às 4 horas da madrugada e vendem seus produtos com descontos de até 80% de
descontos. Lá o sucesso da data é
tanto que a corrida de consumo gera
congestionamentos incríveis e filas que
dobram os quarteirões.
No Brasil a Black Friday se
adaptou aos hábitos locais sendo
considerado o queridinho pelos
consumidores. Com a estagnação
da atividade econômica nacional faz parte do calendário promocional do varejo
como data importante para girar o estoque uma vez que, o
acumulo de estoque do varejo decorrente a um ano com baixas vendas, perda de poder aquisitivo do consumidor, leva a procura
por descontos e
facilidades no pagamento.
A efervescência da Black Friday aconteceu no ambiente virtual, uma vez que no Brasil
nasceu puramente no meio digital fazendo parte do calendário oficial do e-commerce brasileiro.
A Black
Friday, que neste ano acontece no dia 25 de novembro pesquisa conduzida pela
Ebit aponta oito em cada 10 brasileiros (84%), que já fazem compra pela
internet pretendem adquirir algo durante
O índice significa um aumento de três pontos
percentuais em relação a 2015. O estudo aponta ainda que o faturamento somente
na sexta-feira deve chegar a R$ 2,1 bilhões. Esse valor representa um
crescimento nominal próximo de 30% em relação à edição de 2015, ano em que as
vendas superaram as expectativas, alcançando um montante de R$ 1,6 bilhão.
Os produtos com maior intenção de compra devem ser
das categorias Eletrônicos (34%); Eletrodomésticos (28%); Telefonia e Celulares
(27%); Informática (23%); e Casa e Decoração (13%), respectivamente. A pesquisa
também indica que das aquisições esperadas na Black Friday, 44% devem ser
feitas com o intuito de antecipar as compras para o Natal.
É importante preparar-se com antecedência. O planejamento é
a palavra-chave da Black Friday. Sua preparação deve começar desde
o momento da negociação comercial com os fornecedores, passando
pela estruturação dos parceiros de tecnologia, logística, chegando até a
venda e
entrega do produto no caso
do e-commerce. No caso da loja física devem ser seguidos os mesmos passos, considerando que
todos trabalhem juntos para entregar uma grande
experiência de compra ao consumidor, não
existe fórmula magica que
garanta o sucesso do Black Friday, para a loja lucrar deve suar muito
a camisa.
Essa promoção movimenta milhões de reais
em 24 horas, estar preparado para
atender esta imensidão de consumidores é trabalhoso. O consumidor
com mais poder usa a internet para
elogiar, reclamar e são ouvidos por todos,
atentar para todo o processo de planejamento da venda é condição
primordial para o sucesso.
Não tente enganar
o consumidor com ofertas falsas mas sim oferecer descontos atraentes para que as
vendas cheguem a patamares
nunca vistos. È importante mesmo no dia do evento estar preparado para esclarecer dúvidas, atender a solicitações
e redobrar a
atenção na divulgação das ofertas,
sem esquecer do excelente desempenho no
pós venda, podendo trazer a fidelização de clientes.
Para finalizar todo planejamento, o marketing é crucial
depois que todas as etapas mencionadas
estiverem sob controle, pensar no tema, design e as
ações de comunicação para que
todos saibam da promoção. Evitar o termo “Black Fraude” disseminados no
ano de 2013 procurando oferecer uma
experiência de compra única para
o cliente, realizando a entrega
dentro do prazo e dar
suporte ao cliente. Esses pontos são essenciais se
deseja fazer parte dessa megapromoção.
Bom dia..
ResponderExcluirAcredito que o varejo deve se movimentar para criar fatos novos que o ajudem a sair da queda que esse ano vai ser grande e por isso o movimento é válido.
Porém me interessa saber se estamos falando de vendas adicionais no ano de 2016 ou se é apenas uma antecipação de demanda. A apuração desses dados seria interessante pois daria ao lojista capacidade de criar ofertas que juntas com o natal gerassem ao todo um aumento de em suas vendas.
Vamos acompanhar e ler mais sobre o tema apos a apuração do acumulado do ano.
Abraço....
Boa tarde!
ExcluirAgradeço sua mensagem e informo que esses dados são projeções.
Abraço