11 de out. de 2016

Marketing para o Profissional de Coach

Publicado no Jornal de Piracicaba em 11/10/2016

As ações de marketing vêm sendo aplicadas na gestão de imagem e planejamento de carreira no mundo todo, sendo esse procedimento uma tendência dentro da sociedade moderna. Ele foi compreendido durante grande parte de sua existência como algo destrutivo, manipulativo, invasivo e pouco profissional. Concebe-se que o marketing é utilizado com exclusividade pelas empresas com fins lucrativos, o que não procede, pois também pode ser usado por outros tipos de organização e mesmo por profissionais liberais. Para se compreender o marketing aplicado ao profissional de coach, é necessário estudar as relações de troca (transação) – a troca é o ato de obter um serviço desejado por alguém – entre o coach e seu cliente coachee, o qual, em contrapartida, oferece dinheiro como forma de pagamento pelo serviço recebido desse profissional. Refere-se a uma atitude resultante da comparação das expectativas do coachee com a percepção do serviço recebido pelo coach. É importante considerar em primeiro lugar que o marketing deve ocorrer antes que se conclua qualquer processo de coaching voltado para a ação que apoiará e oferecerá suporte e motivação ao coachee em direção a seu objetivo proposto. E em segundo lugar, que ele se baseia em necessidades e desejos de um determinado segmento de cliente. Como profissional, o coach poderá atuar nas diversas modalidades de coaching, por exemplo, self, life, carreira, business, executive entre outras. O marketing eficaz é orientado em função do coachee (do cliente), e não do coach; portanto, nessa perspectiva, a necessidade e os desejos devem pautar-se no cliente. As ações de marketing que tentarem impor uma oferta que não corresponda ao segmento selecionado pelo coach para atuar provavelmente fracassarão. O segredo para se obter bons resultados em longo prazo na visão de qualquer profissional de coach consiste em oferecer um serviço que atenda às necessidades e aos desejos de seus coachees de forma que lhes facilite o acesso a esse serviço, tendo como foco proporcionar-lhes valor e satisfação. Por exemplo: numa modalidade de coaching de carreira, poderá focar na orientação profissional, nos ciclos de carreira como pré-aposentadoria, transições e crises na carreira, sucessão, desenvolvimento de competências e elevação de desempenhos para fases de carreira. Como todo profissional, o coach precisa posicionar-se no mercado em que realiza o processo de trocas no qual oferece um serviço. E seu cliente somente experimenta esse serviço no ato da aquisição dele. Sugerem-se algumas ferramentas que se julgam importantes para o profissional que deseja se utilizar do marketing como um processo social e gerencial para atrair o coachee- cliente a saber: - definir o público-alvo: no momento em que você decide quem é seu público-alvo, foca sua atenção para ajudar esse seleto grupo de pessoas e temos a grande chance de atingi-lo mais rápido e de forma certeira; - definir missão, visão e valores é um dos itens fundamentais pois é ele que dá sentido à nossa jornada pessoal ou profissional; - posicione-se como autoridade, ou seja, como um especialista em um assunto. Quando um profissional se posiciona com autoridade, as pessoas tendem a prestar atenção nele e até seguir o que ele diz; solucione problemas o coachee não quer contratar a sua profissão, ele quer contratar solução para o problema dele;- apresente  seu trabalho quem não é visto não é lembrado, apareça mostre seu trabalho, esteja em evidência e saia do anonimato, da invisibilidade; ter autoconfiança quem não confia em si mesmo, não passa credibilidade; -  construa sua rede de contatos, seu networking, e cultive-a;- descubra o que você tem de melhor, quais são suas qualidades enquanto profissional, e mãos à obra. Focar nos problemas retarda nossas ações, aumenta nossos medos e nos impede de agir. Quais são seus pontos fortes, suas âncoras? 


Um comentário:

  1. Aos 45 anos me dei de presente um investimento em meu futuro, fiz coaching de carreira que alem de me empoderar me ajudou em muito a dar novos rumos a minha vida profissional. Muitos profissionais e eu me incluía entre eles costumam transferir essa responsabilidade para as empresas um erro que pode ser fatal.
    Recomendo...

    ResponderExcluir