20 de mai. de 2014

Satisfação na experiência de compra



Os  serviços e  o  atendimento englobam todas as  atividades que apresentam um relacionamento pessoal entre o varejista e o consumidor. Com o aumento crescente da oferta  de lojas e, consequentemente, com o acirramento da  concorrência, os varejistas  procuram imitar e superar seus concorrentes  em muitas  variáveis do mix varejista.
Para  sobreviverem  no século XXI, os  varejistas devem diferenciar-se, satisfazendo às necessidades de  seus consumidores melhor do que seus concorrentes. Para isso, as  empresas precisarão desenvolver o varejo de  relacionamento, construir relações de longo prazo com clientes leais, prometendo e oferecendo produtos de alta qualidade, complementados com bons serviços, informações que facilitem o processo de compra e preços justos.
Os gestores precisam sempre se perguntar,  quanto custa para o negócio perder um cliente. A dúvida foi identificada  em pesquisa  da Oracle (2013), com 1342 diretores  sêniores de 18 países, sobre os  esforços das  empresas para oferecer aos  consumidores uma  experiência de compra única. O grande desafio para  as  empresas, é oferecer uma experiência extremamente satisfatória aos que compram seus produtos, independentemente do canal de comunicação e  de  relacionamento utilizados.
Existem  executivos que,  se  arriscam a  afirmar  que o ideal seria antecipar às necessidades do mercado. Apenas 23% dos entrevistados da pesquisa, consideram a possibilidade de investir no suporte multicanal ao cliente. Dos  gestores  que participaram do  estudo, 71% concordam que os clientes têm mais ferramentas  para interagir com as marcas. A portabilidade de  dados, as plataformas 2.0 (como Facebook e Twitter),  smartphones e  tablets, trouxeram aos consumidores o poder sobre as marcas.
Como  as  empresas enfrentam essa realidade, para  atender a um consumidor informado e  exigente? Implementando aplicativos capazes  de  desenvolver  experiências de compra  impactantes aos  clientes, aumentando lucros  e reduzindo custos operacionais. Para quem busca  inovação no suporte  ao cliente, sem elevar o orçamento da área de Tecnologia da Informação (TI), existem plataformas  em cloud computing, ou  seja, compartilhar dados interligados  por meio da internet, podendo acessá-los de qualquer lugar do mundo em qualquer hora, sem a necessidade de instalação de programas,  preparadas para aproveitar ao máximo as mídias sociais, para  obter informações sobre as preferências e  necessidades dos clientes; abordar de maneira rápida e precisa os problemas de  atendimento; utilizar mídias móveis para  localizar o cliente, onde  e quando desejarem; maximizar  a receita por meio de uma visão  abrangente, para  geração de  demanda, execução de  vendas  e  elaboração de  relatórios.
Envolver seus clientes em todos os pontos de  contato, telefone fixo, web, recursos móveis, redes sociais e chat, é ter acesso direto a múltiplas fontes  de conhecimento, e de grande  alcance com soluções implementadas na nuvem, assim, só terá de pagar  mensamente pelo que  utiliza, independentemente  do porte  ou setor em que a   empresa  atua.
Para  escolher  as  soluções  tecnológicas, mais  eficientes  e interativas para  alcançar  boa experiência de compra, exige-se integração de duas  áreas,  marketing e TI, por  sua vez,  entende as  demandas operacionais e tecnológicas, bem como as  soluções mais  eficazes e inovadoras que podem trazer o valor  agregado aos negócios. Em síntese, atender melhor aos  clientes e oferecer  experiências mais satisfatórias, deve  estar no radar de qualquer empresa.
É  essencial inovar diariamente, tendo a  tecnologia como  parceira. Como ponto positivo, hoje essas novas soluções  tecnológicas, conhecidas como customer  experience,  estão mais  completas, integradas  e, ainda melhor  acessíveis.
Não espere perder receitas anuais com clientes  insatisfeitos, dê uma oportunidade à  inovação. Os varejistas de sucesso, dedicam grande ênfase ao padrão dos  serviços aos consumidores, pois, reconhecem que a melhoria deste fator consiste,  em grande oportunidade para obter vantagens competitivas,  em relação aos  outros concorrentes. Duas razões, devem motivar os  varejistas  a implementar procedimentos operacionais, que  efetivamente produzam bons serviços e bom  atendimento ao consumidor, gerando experiências de compra memoráveis.
A primeira, custa  cinco vezes mais, atrair um novo consumidor do que gerar vendas  adicionais à consumidores  existentes. A segunda, consumidores insatisfeitos propagam mais suas  experiências desagradáveis, do que o fazem os consumidores  satisfeitos sobre suas  experiências favoráveis. 

Antonio Carlos Giuliani: professor e coordenador dos cursos de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e MBA em Marketing e Negociação. - UNIMEP.

E-mail: giuliani.marketing@uol.com.br

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