O
ambiente de negócios está passando por transformações que afetam os mercados
consumidores e as ações das empresas sobre esses mercados. Essas mudanças no
ambiente empresarial produzem efeitos sobre o que está sendo vendido, comprado,
quais condições competitivas é realizada a venda; e possuem ainda impacto
significativo sobre as exigências de marketing.
O
comportamento dos consumidores tem influenciado diretamente no segmento
varejista. Para atrair os compradores, o
dirigente lojista dispõe de uma série de
estratégias, como o Trade Marketing,
que tem se destacado pelos resultados
alcançados, principalmente em relação ao
aumento das vendas. O Trade
Marketing tem se difundido no segmento varejista, não importando o tamanho da
loja, mas afinal, o que é esta
estratégia de marketing, como ela é implantada, quais as principais
ferramentas na sua implantação, entre outros aspectos são as duvidas mais
frequentes que pretende-se explicar.
Esta
expressão deriva do inglês, sendo que a palavra "trade" significa troca, e muitas vezes é usada no sentido de troca comercial. Assim, o trade marketing é usado como uma
ferramenta para satisfazer as necessidades do consumidor e está relacionado com
um dos 4 Ps do Marketing, mais concretamente a promoção. Nas organizações, o Trade Marketing (TM) é o departamento
que tem a responsabilidade de suportar as demandas de vendas e de marketing.
Sabe-se
que o marketing é mais do que propaganda ou venda simplesmente, é mais do que
um exercício de negociação entre
produtores e distribuidores, é sobretudo, uma filosofia de trabalho, em
que todos na empresa necessitam refletir e agir sob a ótica do marketing. O Trade Marketing deve ser compreendido como forma de orientar e apoiar
as atividades de marketing e vendas, trabalhando em conjunto para conseguir
satisfazer as necessidades do consumidor final e do cliente varejista.
Tem
a responsabilidade pelo ponto de venda (PDV), pelas ações de Live
Marketing como eventos, ações promocionais, ativação de marca, flashomb, feiras, congressos, ações
digitais e também por levar a indústria
a ter um contato mais próximo com o shopper,
ou seja, a pessoa que decide a compra em seus canais de vendas. Para que o TM potencialize-se deve
ocorrer parceria entre o varejo e as
indústrias, tendo como principal objetivo aumentar as vendas do varejo para o shopper.
Para
desenvolver ações de Trade
Marketing, é importante analisar sob a ótica da
indústria e do varejo. Da indústria, o foco das ações do mesmo deve ser como gerenciar o sell-out de seus produtos na
loja, seja acompanhando vendas, implementando ações com time de promotores, ou
verificando preços e giro de seus
produtos.
Na
ótica do varejo, o objetivo é analisar o
comportamento do shopper, estabelecer
um eficiente plano de gerenciamento por
categoria, entender o comportamento e
perfil do shopper e estabelecer um plano. Cada PDV é
único, ainda que seja a mesma loja padronizada
de uma rede. Todos os
estabelecimentos independente do seu tamanho e tipo de varejo, podem
fazer uso do Trade Marketing, há a
preocupação de ambientar a loja, de desenhar o fluxo da loja, com quais fornecedores decidiu-se trabalhar, quais marcas serão
disponibilizadas nas categorias
de produtos, enfim, é necessário aprofundar
esta gestão.
As grandes
redes, tem vantagem em relação aos pequenos varejos, por conta
do volume de compra que fazem, mas as indústrias entendem o importante
papel dos pequenos, por ser um
segmento que influência o varejo.
O
Trade Marketing também têm seu
composto ou mix de elementos que devem ser administrados em conjunto, para
atingir os objetivos propostos que são os seguintes: • Produto - deve ser
considerado com uma visão ampliada da Marca, uma vez que a importância desta
junto ao consumidor final, é que determinará o nível de influência do produtor
sobre o varejista. • Preço – o preço continuará a ser um ponto crítico da
negociação, e somente a importância da marca junto ao consumidor final, é que
poderá diminuir um pouco a influência deste item no processo de negociação. •
Promoção – a avaliação dos gastos de comunicação e promoção deve considerar as
demandas e necessidades do ponto de venda. • Ponto De Venda – a relação e o
posicionamento junto ao mercado varejista deve ser entendido em seus aspectos mais amplos; a
inter-relação entre marketing, vendas, logística, manufatura, compras e
desenvolvimento de fornecedores, deve ser entendida e assimilada por toda
organização.
Os
elementos do Trade Marketing Mix permitirão que a empresa aplique e
desenvolva uma política de mercado voltada para o consumidor final, por meio do
desenvolvimento de suas relações de negócios com os varejistas. O conceito de Trade Marketing considera a interação
com o consumidor final no ponto de venda, estudando e interagindo no seu papel
de shopper (comprador).
Para
o lojista que deseja programar o TM deve, sobretudo, entender o seu shopper e seus hábitos. Sem isso, todo trabalho será
nulo. Crie uma experiência positiva de compra, busque profissionais
qualificados, agências de Trade com
foco nestas ações, priorizando o consumidor
como o senhor do seu negócio.
O
ato de vender no varejo brasileiro, tem
acompanhado as mais modernas tendências
mundiais, principalmente por exigência do
próprio consumidor. A informação é
transmitida de uma forma extremamente rápida e acaba influenciando todo o processo. Por esse
motivo, o dirigente lojista não pode
ficar acomodado, tem que buscar
as ferramentas disponíveis.
Antonio Carlos Giuliani: professor e coordenador
dos cursos de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e MBA em
Marketing e Negociação. - UNIMEP.
E-mail:
giuliani.marketing@uol.com.br
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