10 de nov. de 2014

Comportamento do consumidor e o Natal 2014


O Natal é uma das datas mais importantes para o varejo, compreender  o comportamento do consumidor  torna-se condição primordial para  elaborar ações de marketing para   almejar o aumento de  vendas e, claro, com o aumento do número de  clientes ativos.
O estudo do comportamento do consumidor ocupa posição de relevância, afinal, se tornou uma das mais importantes e  complexas áreas do marketing, a qual, analisa os processos  envolvidos nos  casos em que indivíduos ou grupos de indivíduos selecionam, compram, usam ou dispõem de  determinados produtos, serviços, ideais ou  experiências para  satisfazer  suas  necessidades  e  seus desejos.
Ao compararmos o varejo de 2013, com o valor que os brasileiros estão dispostos a gastar no Natal de 2014, é interessante que os varejistas considerem estudo realizado pela SPC Brasil Serviço de Proteção ao Credito da CNDL Confederação Nacional Dirigentes Lojistas. As informações apresentadas são importantes para os ajustes finais dos lojistas no planejamento das quantidades de estoque, nas promoções e ações que nortearão o período natalino.
A pesquisa entrevistou 624 pessoas, de todas  as idades e  classes sociais, nas  27 capitais do País e trabalhou-se com margem de erro de 3,7 pontos percentuais. Os  brasileiros querem gastar menos com presentes no Natal, o resultado revelou crescimento de 13% em 2013 para 33% este ano. Para a maioria dos  entrevistados 51%, apontam forte impressão de que os preços estão mais altos.
O principal motivo, apontado por  70% dos consumidores é aumento da inflação. Essa percepção é ainda mais disseminada entre os consumidores das classes C, D e E (78%). Mesmo com a intenção de gastar menos o cenário revela-se otimista. O valor médio gasto com cada presente aumentou de R$ 86,59 para R$122,40 neste ano.
Quanto ao aspecto negativo pode ser verificado entre os  consumidores que pretendem gastar mais, e os que vão gastar a mesma quantia, que recuaram de 41% para 27% e de 46% para 40%, respectivamente. As principais  razões apontadas por aqueles que pretendem gastar menos é o endividamento, desemprego, para economizar, possui outras prioridades, não conseguiu  economizar, situação financeira.
Além do  aumento da  inflação, os consumidores  revelaram como razão para  a  alta dos preços dos presentes, um cenário econômico menos favorável 14%, por  ser uma data  comemorativa 12% e outros motivos 4%. Em relação ao número de presentes, o percentual daqueles que têm a intenção de comprar mais lembranças caiu de 50% para 40% entre 2013 e 2014. Apesar  da quantidade total de presentes ter diminuído, a grande maioria dos  entrevistados disse ter a intenção de dar pelo menos uma lembrança este ano 87%, aumento de 20 pontos percentuais em relação a 2013.
Contudo, o número  médio de presentes, continuou em 4.  Ao  analisar a preferencia pelo local de compra o estudo apontou  os shoppings  centers 62%, a internet 40% e lojas de rua/bairro 39%. Quanto à forma de pagamento a principal continua sendo o dinheiro, cartão de  credito parcelado e a vista, finalizando o cartão de débito.
Embora os dados da pesquisa mostrem que o consumidor tem a intenção de gastar menos, mas, na hora que pondera os preços vigentes, percebe que não vão conseguir, trata-se da vontade do consumidor contra o que vai conseguir gastar de fato. É importante  ressaltar que o Natal é uma data  em que as pessoas compram pelo emocional como  merecimento ou pela data de confraternização, é difícil das pessoas se  retraírem, mesmo diante de uma perspectiva ruim.
Espero que as informações da pesquisa auxiliem os lojistas em ações concretas, para  ajustar suas  ações  de marketing em um período de vendas, em que espera-se  recuperar das oscilações nas  vendas  durante o ano. Não adianta ficar apenas com a simpatia de balcão, e não colher informações de grande valor para planejar  uma estratégia de marketing, adequada as condições do mercado. Não se esqueça de que no varejo tudo é detalhe, e nesse momento cautela faz bem.
Desejo um Natal de 2014 com prosperidade nos negócios!

Antonio Carlos Giuliani: professor e coordenador dos cursos de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e MBA em Marketing e Negociação. - UNIMEP. E-mail: giuliani.marketing@uol.com.br



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