3 de nov. de 2014

Layout e Arquitetura da Loja



Em um mercado aberto e globalizado, onde o público consumidor está cada vez mais exigente e
o concorrente cada vez mais competente, a diferença entre  se  destacar, ficar na média ou fracassar nos negócios pode  ser atribuído a  estratégia de layout e a  arquitetura utilizada pela loja. O layout de uma loja é uma das estratégias mais importantes para o seu sucesso, portanto, uma grande quantidade de tempo, esforço e recursos humanos entra em seu design.  
Os varejistas devem utilizar o layout para influenciar o comportamento do cliente projetando o fluxo da loja, a colocação das mercadorias e o ambiente.  Os layouts também ajudam os comerciantes a compreender, o quanto de rendimento por metro quadrado eles estão fazendo; usando essas informações, eles podem avaliar adequadamente os pontos fortes e fracos na mistura com as  ações de merchandising.
Uma boa apresentação do negócio não é o único fator para o sucesso de vendas, mas com certeza é fundamental para valorizar o que se vende,  e garantir uma atmosfera que predisponha o cliente ao consumo. Quanto mais agradável for o espaço criado para o consumidor, maior será o seu tempo de permanência no local e, consequentemente, maior também o seu contato com os produtos ou o que se quer vender.
Um eficiente layout de lojas deve considerar o espaço do ponto comercial e otimização desse espaço, configurando um ambiente que tenha a decoração e funcionalidade, de acordo com o nicho de mercado que a loja está inserida, o estilo do seu público-alvo e, por fim, a estratégia de vendas da empresa. Um layout de lojas bem estruturado é capaz de atrair a clientela, pois, a forma como uma loja se organiza, sua decoração, design, arquitetura e disposição do mobiliário, definem como a loja pretende ser vista pelo consumidor, fazendo do layout um fator importantíssimo do sistema de marketing.
Procure  causar uma impressão de naturalidade  ao entrar na loja, é conveniente criar uma boa  disposição de móveis (carrinhos, balcões e prateleiras) e de mercadorias, de modo a facilitar o  acesso  e  a circulação do público por todo o ambiente, tendo em vista  a divisão equilibrada dos  espaços internos em corredores, áreas centrais e ou laterais.
Rampas ou degraus acentuados  inibem a circulação das pessoas. Quanto mais perto do nível da rua, melhor. Lojas  abertas, com vitrines ao fundo, portas largas ou sem portas são um convite à entrada. Os setores de  apoio como crediário, empacotamento, caixas, mesas de vendedores, provadores, sanitários e outros não devem nunca ocupar pontos nobres da loja.
Os melhores  designs de loja são aqueles em que o cliente só chega a esses setores,  após passar por todo o salão de vendas,  e receber estímulos promocionais ao longo do percurso. O balcão caixa pode  ser também um eficiente ponto de venda de itens complementares, incentivando a compra por  impulso. Um pôster com o logotipo da loja estampado atrás do caixa, serve como um reforço à memorização da marca, já que o cliente disponibiliza um tempo naquele local, preparando-se para efetuar a compra.
Áreas vazias, mal arrumadas ou excessivamente cheias de diferentes produtos, não contribuem para  dar personalidade à sua marca  e criar uma imagem positiva do seu negócio. A mercadoria deve ser  exposta por setor ou agrupada, de modo a permitir a melhor visualização das opções de marcas, modelos, cores  e  estilos.
Dividir a exposição das mercadorias, enfraquece  a decisão de compra e o cliente passa  a ter resistência ao consumo. Atentar para o melhor ângulo de visão para  a exposição, evitando os locais onde os clientes tenham de  se  esforçar para enxergar um produto, é um procedimento correto. Iniciativas simples como manter a organização e limpeza do ambiente, pode fazer toda a diferença, além disso, utilize mecanismos capazes de valorizar os produtos oferecidos, como jogos de iluminação, a cores adequadas nas paredes e mobiliários, para isso, opte por varões ou araras funcionais para a clientela.
Um layout ideal para as vendas é aquele que expõe os produtos mais importantes ou mix de produtos. Partindo do princípio de que a empresa conhece bem o seu consumidor, ela poderá contar com o vitrinismo para promover seus produtos. Uma loja produz mais dinheiro quando aumenta as vendas por metro quadrado,  e isso pode ser previsto com o uso do seu layout.
Então, se uma área específica está vendendo pouco, o comerciante pode reorganizar a mercadoria para atingir as metas de vendas. Os itens de alto preço podem ter mais espaço no varejo, enquanto os itens de baixo preço podem ser empilhados em uma instalação para colocar mais produtos no chão.
O layout pode organizar as categorias dos produtos juntas, para que os clientes encontrem diferentes itens que estão procurando em um só lugar. Igualmente importante é a capacidade do layout, de manter os produtos complementares ou marcas similares próximos uns aos outros, de modo que o cliente esteja mais inclinado a comprar produtos ligados ao que eles estão comprando.
O desenho do layout da loja pode determinar quais emoções são evocadas na experiência de compra. Fatores como arranjos de mercadorias, cores dos objetos e espaço no corredor, afetam se um cliente gosta e, portanto, frequenta uma loja.

Antonio Carlos Giuliani: professor e coordenador dos cursos de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e MBA em Marketing e Negociação. - UNIMEP. E-mail: giuliani.marketing@uol.com.br

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