17 de jun. de 2016

Adeus a uma Marca



A construção de marcas se inicia no momento em que uma empresa, um produto ou um serviço surgem no mercado. É através da Identidade Visual, conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço; pode também ser chamado de Identidade Empresarial ou Corporativa.

A identidade visual permite construir a imagem, as características particulares, o desenvolvimento histórico da empresa, os seus funcionários, os produtos e/ou serviços oferecidos, as políticas de gestão, o desempenho, o planejamento estratégico, as campanhas de divulgação. Pode-se atribuir papel importante  para o sucesso das marcas das empresas, dos produtos ou serviços, apresentarem Identidades Visuais consistentes.

Para construir uma marca forte é preciso compreender o que sua marca representa, tendo certeza que todos a veem dessa maneira também. Algumas perguntas devem ser respondidas para auxiliar na construção da marca:
Quem são os meus clientes? Qual é a minha proposta de valor?  É importante para os meus clientes? Quais os  sentimentos e associações que desejo passar quando as pessoas pensam sobre a minha empresa ou produto? Quais são os benefícios emocionais e funcionais que só nós oferecemos aos clientes? Que tipo de personalidade minha marca tem?

Ao obter respostas para  essas perguntas, você terá a informação básica para sua estratégia de marca, que benfeita, torna-se uma poderosa ferramenta de gestão e execução, para ajudar você a desenvolver relacionamentos mais fortes com clientes, criar campanhas de marketing rentáveis e eficazes, além de ter uma empresa mais integrada. Construir uma marca leva tempo e denota bom investimento.

Algumas empresas decidem substituir nome conhecido e iniciar uma nova fase decorrente a diversos fatores e alguns casos, a substituição é necessária, como em fusões e aquisições que exigem que um grupo repense suas marcas. Ou, situações em que há necessidade de adaptar o nome às características de um mercado ou mesmo a rejeição da marca pelo consumidor.

A média para transição de uma marca é de cinco anos. A venda em 2015 da divisão de educação do Grupo Abril ao fundo de investimentos Tarpon, exigiu repensar  a marca  depois de uma analise no mercado, o grupo definiu novo nome para  Somos Educação. Depois de reforçar a marca internamente o próximo passo será realizar campanhas direcionadas ao segmento educacional.

Já a decisão da marca Lenovo em retirar do varejo a marca Motorola, gerou antipatia pelos consumidores, fazendo com que a empresa adotasse uma pratica de abandonar lentamente a marca Motorola. A Lenovo antes de dar adeus a marca Motorola, resolveu vender seus  celulares com o nome  das suas linhas de produto: Moto  para a empresa,  trata-se de sinônimo de Motorola. Já a marca  Positivo, ao omitir o nome dos produtos da marca Vaio, compreendeu que o nome Vaio, é posicionado com  alto valor agregado no mercado de tecnologia, em detrimento a marca Positivo.

O trabalho para posicionar uma marca no mercado, exige planejamento e ações constantes, mesmo em condições diversas é importante realizar pesquisa para não dizer adeus a uma marca de forma precipitada. (Publicado no Jornal de Piracicaba em 17/06/2016, p. A3)

Um comentário:

  1. Legal Professor! Não sabia da venda do grupo Abril. Vou me inteirar. abraços e parabéns pelo conteúdo!

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