A construção de marcas se inicia no momento em que uma
empresa, um produto ou um serviço surgem no mercado. É através da Identidade
Visual, conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade
visual de um nome, ideia, produto ou serviço; pode também ser chamado de
Identidade Empresarial ou Corporativa.
A identidade visual permite construir a imagem, as
características particulares, o desenvolvimento histórico da empresa, os seus
funcionários, os produtos e/ou serviços oferecidos, as políticas de gestão, o
desempenho, o planejamento estratégico, as campanhas de divulgação. Pode-se
atribuir papel importante para o sucesso
das marcas das empresas, dos produtos ou serviços, apresentarem Identidades
Visuais consistentes.
Para construir uma marca forte é preciso compreender o que
sua marca representa, tendo certeza que todos a veem dessa maneira também.
Algumas perguntas devem ser respondidas para auxiliar na construção da marca:
Quem são os meus clientes? Qual é a minha proposta de
valor? É importante para os meus
clientes? Quais os sentimentos e
associações que desejo passar quando as pessoas pensam sobre a minha empresa ou
produto? Quais são os benefícios emocionais e funcionais que só nós oferecemos
aos clientes? Que tipo de personalidade minha marca tem?
Ao obter respostas para essas perguntas, você terá a informação básica
para sua estratégia de marca, que benfeita, torna-se uma poderosa ferramenta de
gestão e execução, para ajudar você a desenvolver relacionamentos mais fortes
com clientes, criar campanhas de marketing rentáveis e eficazes, além de ter
uma empresa mais integrada. Construir uma marca leva tempo e denota bom
investimento.
Algumas empresas decidem substituir nome conhecido e iniciar
uma nova fase decorrente a diversos fatores e alguns casos, a substituição é
necessária, como em fusões e aquisições que exigem que um grupo repense suas
marcas. Ou, situações em que há necessidade de adaptar o nome às
características de um mercado ou mesmo a rejeição da marca pelo consumidor.
A média para transição de uma marca é de cinco anos. A venda
em 2015 da divisão de educação do Grupo Abril ao fundo de investimentos Tarpon,
exigiu repensar a marca depois de uma analise no mercado, o grupo
definiu novo nome para Somos Educação. Depois
de reforçar a marca internamente o próximo passo será realizar campanhas
direcionadas ao segmento educacional.
Já a decisão da marca Lenovo em retirar do varejo a marca
Motorola, gerou antipatia pelos consumidores, fazendo com que a empresa
adotasse uma pratica de abandonar lentamente a marca Motorola. A Lenovo antes
de dar adeus a marca Motorola, resolveu vender seus celulares com o nome das suas linhas de produto: Moto para a empresa, trata-se de sinônimo de Motorola. Já a marca Positivo, ao omitir o nome dos produtos da
marca Vaio, compreendeu que o nome Vaio, é posicionado com alto valor agregado no mercado de tecnologia,
em detrimento a marca Positivo.
O trabalho para posicionar uma marca no mercado, exige
planejamento e ações constantes, mesmo em condições diversas é importante
realizar pesquisa para não dizer adeus a uma marca de forma precipitada. (Publicado no Jornal de Piracicaba em 17/06/2016, p. A3)
Legal Professor! Não sabia da venda do grupo Abril. Vou me inteirar. abraços e parabéns pelo conteúdo!
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