Segundo pesquisas, o custo de aquisição de um novo cliente é de cinco a vinte e cinco vezes superior ao investimento necessário para manter um cliente existente. E quando se aumenta a taxa de retenção de clientes em apenas 5% pode-se aumentar o lucro total da empresa em 25% a 95%.
Hoje em dia as empresas estão competindo mais na qualidade da experiência, e menos com produtos, serviço ou preço. A soma total das experiências de seus clientes com a marca, desde o primeiro momento na jornada do comprador, muitas vezes determina quais clientes permanecem, quais clientes vão debandar, e quais clientes se tornarão advogados do seu negócio.
Melhorar a retenção de clientes é uma das maneiras mais poderosas de fazer o seu negócio crescer. Você já investiu bastante tempo, esforço e dinheiro na aquisição de seus clientes. Eles conhecem bem o seu negócio. Eles já assumiram o risco de investir em sua oferta de produtos ou serviços. Eles estão familiarizados com o valor que sua empresa oferece. E eles avaliam o custo e dores que enfrentariam em mudar para uma solução alternativa.
Cabe a sua equipe de marketing fortalecer os relacionamentos com seus clientes, enfatizar o valor que a empresa fornece, e identificar novas áreas de oportunidade.
Cada decisão de um novo cliente apresenta a sua equipe de marketing a oportunidade de revender, efetuar cross-selling e up-selling para eles. Clientes leais podem gerar receita recorrente ao longo do ciclo de vida de seu relacionamento.
Automação de Marketing nutre seus prospects e clientes existentes
Hoje em dia, se o seu negócio não adotar automação de marketing, vai comer poeira. Existe tanto conteúdo disponível para o consumidor de hoje, através da web, mídias sociais, e de e-mails de nutrição disparados automaticamente (drip campaigns), que se destacar perante essa balburdia, mesmo para seus clientes existentes, já não é tarefa tão fácil como enviar uma campanha de upsell via e-mail marketing.
A Automação de Marketing fornece os dados necessários que permitem saber se a empresa está adquirindo o perfil de clientes certos, e como segmentá-los com base em seus comportamentos reais. Também pode indicar quais desafios, tipos de conteúdo, canais, mensagens de marketing, abordagens e táticas funcionam melhor para geração de clientes e maior faturamento. E pode ajudar a planejar os programas de nutrição adequados que ofereçam a melhor experiência do cliente, de ponta a ponta, o fator que realmente diferencia as empresas líderes de mercado.
5 maneiras de usar Automação de Marketing para gerar lealdade do cliente
A automação de marketing permite além de manter os clientes, transformá-los em defensores e fontes de novas referências para o seu negócio.
Como a consultoria McKinsey ressalta, os clientes de empresas que adotam automação de marketing não param de aprender uma vez que tomam uma decisão de compra, e entram em um "loop de fidelidade", onde continuam a construir expectativas e buscar mais informações para se educar e tomar a próxima decisão de cross-selling/ up-selling.
Mensurar a Lealdade: As empresas com clientes de alta fidelidade crescem duas vezes mais do que os seus concorrentes. Enquanto algumas empresas usam ferramentas complicadas, outras implementam meios de rastreamento com sistema de pontuação (NPS), é importante configurar um sistema que possa medir e acompanhar o nível de fidelidade de seus clientes ao longo do tempo. A Automação de Marketing permite configurar pontos de toque regulares para medir a fidelidade do cliente. Você pode segmentar os clientes e criar rotas de nutrição separadas e poder perguntar aos seus clientes como eles se avaliam o relacionamento com sua empresa.
Gerar defensores da marca: As referências são muitas vezes a maior fonte de novos clientes para muitas empresas. Use a Automação de Marketing para determinar quais clientes estão atuando como defensores da sua marca e crie programas especiais e incentivos para essas valiosas fontes de leads.
Personalizar as Experiências: A Automação de Marketing permite identificar o conteúdo certo que deve ser entregue a cada cliente no momento certo. Você pode usar esses dados para desenvolver perfis de clientes ou perfis semelhantes de clientes existentes para determinar qual conteúdo e mensagens são adequados também para novos prospects.
Continuar com a pontuação de Leads após a compra: pontuação após a compra é uma ótima maneira de utilizar o poder de automação de marketing para determinar quais clientes estão engajados com o seu conteúdo e quais podem estar prontos para um cross-selling, up-selling, ou mesmo uma recompra.
Criação de experiências de cliente de ponta a ponta: Use os dados da automação de marketing, para identificar pontos de dor, conteúdos, mensagens e abordagens que atraíram seus clientes, determinar o perfil dos que se converteram. Programas de nutrição podem ser configurados para lembrá-los do valor que eles estavam procurando, ensine-os a tornarem-se usuários experientes de seu produto ou serviço, forneça estudos de caso de empresas e compradores com perfil semelhante a seus clientes, e também comece a introduzir novos produtos e serviços.
A verdadeira lealdade do cliente é considerada por muitos como o Santo Graal de um negócio bem-sucedido. Mais e mais organizações de marketing estão se concentrando em gerar fidelidade do cliente como um objetivo de marketing primário por causa dos resultados quantificáveis, que a nutrição da fidelidade do cliente gera. A automação de marketing é uma das melhores maneiras de proporcionar fidelidade ao cliente através de dados dos clientes, insights de conteúdo e criação de campanhas que permitem criar uma experiência de ponta a ponta.
Por Max Ribeiro - Managing Partner at Operação de Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário