Você deve começar a se preparar para 2017, e uma das formas é começar a identificar oportunidades que alimente o seu Funil de Vendas agora. O tempo passa muito rápido para você pensar nisto somente no início. Você tem que continuar a perseguir suas metas e objetivos, diariamente, semanalmente, mensalmente, para que os números não descolem para o final do ano. Uma Estratégia de Marketing simples e clara vai fazer com que a sinergia entre Vendas & Marketing estejam alinhados com os objetivos do seu negócio e da sua empresa.
Passos para um Field Marketing bem sucedido
Ao pensar na sua Estratégia de Marketing, além do processo, conteúdo, recursos humanos e tecnologia, você deve considerar 5 passos:
1. Banco de Dados, Segmentação e Conteúdo de Marketing2. Geração de Demanda e Gerenciamento de Campanha3. Processo Gerenciamento dos Leads4. Equipe de Implementação e Necessidades5. Automação de Marketing
No diagrama abaixo você tem a arquitetura clara de como seguir os 5 passos e aplicar juntamente com a sua Equipe. Para cada passo você terá que realizar atividades bem específicas e depois definir as ações para cada uma delas, isto fará que você tenha um “Field Marketing” bem sucedido.
Passo 1 – Banco de Dados, Segmentação e Conteúdo
O Banco de Dados e a Segmentação
A estrutura do seu Banco de Dados vai permitir responder as seguintes questões:
- Como está o meu banco de dados de clientes e targets?
- Quais são os meus clientes mais valiosos?
- Quem são os decisores e os seus papéis?
- Em quais segmentos eles se encontram?
- Quais são os portes dos meus clientes?
- Em que regiões eles estão?
- Quais são os métodos que você deve implementar para executar a sua estratégia?
Com uma boa estrutura de banco de dados você será capaz de:
Determinar quem são os seus melhores clientes. A segmentação define os clientes ideais baseados nos fatores de propenção de compra.
Priorizar o universo de seus prospects pelo potencial de gastos. A segmentação de contas irá identificar o total do mercado endereçável para os seus produtos e serviços. O resultado será selecionar o universo de prospect por segmento, e o marketing focar nos clientes e prospects com o maior potencial de geração de receita.
Determinar quem são os seus melhores clientes. A segmentação define os clientes ideais baseados nos fatores de propenção de compra.
Priorizar o universo de seus prospects pelo potencial de gastos. A segmentação de contas irá identificar o total do mercado endereçável para os seus produtos e serviços. O resultado será selecionar o universo de prospect por segmento, e o marketing focar nos clientes e prospects com o maior potencial de geração de receita.
Planejamento de Campanha e Execução
Conhecendo a segmentação e priorizando o universo de prospect, você estará preparado para desenvolver a sua campanha. A mesma tem duas etapas o planejamento e a execução. Tenha certeza de que ambas etapas estão bem definidas e documentadas e siga-as.
Conteúdo de Marketing
Com qual conteúdo de marketing irei envolver ainda mais meus clientes e os meus potenciais targets? Quais concorrentes estão atuando nestes potenciais clientes? O que eles estão comunicando? O que terei que fazer para me diferenciar deles?
O conteúdo é elemento fundamental de uma estratégia de marketing bem sucedida e você deve se perguntar.
- Que conteúdo nós temos?
- Que conteúdo que precisamos ter?
- Quem vai criar estes conteúdos?
Produzindo o Conteúdo
Crie uma cultura com a capacidade de criar conteúdo consistente. Geralmente o gerentes de marketing não sabem se fazem internamente ou terceirizam o conteúdo. O ideal é desenvolver o conteúdo internamente, pois você conhece muito melhor seus clientes do que terceiros. Invista em criar conteúdo de marketing com a sua equipe interna.
Passo 2 – Geração de Demanda
O processo de geração de demanda é importante com ele você irá alimentar o funil de vendas.
- Quem são os meus potenciais clientes novos?
- Que projetos eles possuem para este ano?
- Quantos Leads terei que gerar?
- Quantas Oportunidades terão no Funil de Vendas?
- Quantas serão Convertidas?
- Quantas serão Perdidas? Porque? Para quem?
Passo 3 – Processo de Gerenciamento dos Leads
Tenha um ótimo processo para o gerenciamento dos leads, o custo por lead é alto, e todos devem entender que cada um deles é muito importante para o seu negócio. Todos os leads devem ser tratados e trabalhados pelas equipes de Marketing e Vendas.
Passo 4 – Equipe de Implementação e Necessidades
Com quem eu preciso contar para fazer o que tem que ser feito?
Encontrar um grande talento nunca é fácil. Metade da batalha é ter as pessoas certas em sua equipe. Ao estruturar o seu departamento de field marketing, considere estas funções: Conteúdo & Criadores Curadores: o sucesso de marketing depende da grande criação de conteúdo, que deve ser relevante e contextual. Portanto, investir em recursos dedicados à criação de conteúdo e curadoria. Esses recursos são responsáveis pela investigação dos hábitos de compras de seus clientes e produção de conteúdo
Passo 5 – Automação de Marketing (Marketing Automation)
Como a tecnologia pode me ajudar a executar?
Automação de Marketing é a arte e a ciência de administrar automaticamente o direcionamento, o tempo e o conteúdo de suas mensagens de marketing dirigido. A tecnologia responde às ações de entrada dos prospects e o comportamento deles online. Os marqueteiros de hoje usam a tecnologia para automatizar as tarefas associadas à gestão de leads, conduzir os leads e obter o lead scoring. Eles também aproveitam para criar e manter um banco de dados de marketing.
Fazendo as coisas corretas, você poderá ajudar a sua empresa a melhorar a produtividade de marketing e acompanhar as ações bem como as conversões e o retorno sobre os investimentos de marketing.
AÇÃO!!! O ano de 2017 já está aí. Se você não estiver pronto, ainda não é tarde demais elaborar sua estratégia de marketing para 2017. A estratégia é o seu roteiro para identificar e alcançar seus objetivos.
Publicado pela Equipe da MSI Marketing.
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