9 de set. de 2014

Os Novos Desafios do Marketing Mundial



Tive o prazer de participar essa  semana, do  maior evento de marketing do ano realizado pela HSM New Leaders, no Word Trade Center,  com a autoridade mundial em Marketing, professor Philip Kotler, possui mais de  50 livros lançados sobre o tema e suas  variações.
Enumero alguns pontos importantes abordados como contribuição. A gestão do  novo marketing exige dos profissionais, compreender como enfrentar os desafios globais a hipercompetição entre China e Índia, construir sua organização voltada para o marketing,  consiste em saber definir o diretor de marketing ou o seu CMO Chief Marketing Officer, adequado para dialogar com ciclos de vida mais curtos de produtos e empresas, ter clareza de que seu papel concentra-se  na elaboração do plano de  crescimento futuro da  empresa, passar  do marketing tradicional para o digital; adotar o marketing 3.0 e a  responsabilidade socioambiental empresarial.
O poder  está passando para os compradores, 58% dos consumidores hoje, pesquisa produtos online antes de comprar, 79% dos consumidores  afirmam usar um smartphone para  ajudar nas compras, atenção para uso do mobile marketing, os compradores do mercado B2B business to business já não querem nem mais ver  vendedores pela frente.
O mercado hoje, exige  um processo de  gestão de marketing pautado em planejar investimentos de marketing, criação de modelos de  demanda, gerenciar os recursos de marketing, executar a gestão de  campanhas, de leads, de  eventos, da fidelidade, de mídias e mensurar o retorno sobre os investimentos em marketing.
A marca precisa  tocar o  sentimento das pessoas, causar boa impressão, utilizar os canais tradicionais e digitais, para ressaltar  o motivo que faz de  seu produto melhor que os da concorrência. Cada  vez mais sua  empresa, marca, será avaliada pela responsabilidade  socioambiental empresarial, certifique-se do cumprimento da legislação ambiental, da produção de produtos melhores, com menos impacto no meio ambiente, focar todas as  fases do desenvolvimento de produtos, desde a pesquisa e desenvolvimento, até marketing e  vendas .
Toda empresa deve estabelecer uma relação com a sociedade, pautada, no que é bom para  a sociedade é bom para  as  empresas, ou seja, deve  descobrir como melhorar não só sua produção, mas também seus resultados. As estratégias tradicionais de marketing, proporcionam retorno cada vez menores, buscar a inovação, torna-se vital para o sucesso com mais concorrentes, surgem dificuldades  para  capturar um volume elevado do mercado, de modo que um novo participante tende a se mover para um nicho de  mercado, sua empresa precisa conciliar marketing e inovação, ambos produzem resultados.
A inovação não é natural numa empresa, é mais natural continuar fazendo a mesma coisa, ou tentar aumentar a eficiência, em vez de buscar coisas novas para fazer. Parafraseando Kotler, muitas inovações falham, mas companhias que não inovam morrem.
Não crie vendas, procure estabelecer relações com seus consumidores, é preciso mudar do marketing de  transação para o de  relacionamento, as empresas precisam focar  em  fazer mais pelo consumidor. Repensar a distribuição de verbas nas mídias, aumente sua presença online, para Kotler no futuro próximo, as  verbas de mídias ficarão divididas entre,  50% para mídias digitais e 50% nas chamadas velhas mídias.
As lojas terão de repensar sua razão de  ser, o  varejo se  transforma rapidamente  se possui uma loja física, é preciso alinhar sua logística com compras  online,  é afirmativo que as lojas  físicas não desaparecerão, mas precisam ser reinventadas para  se  tornarem   atrativas, para justificar o tempo e a preferência de comprar em uma loja física, em detrimento da comodidade em comprar online.
Kotler ressalta também a importância do Brasil para os negócios da América Latina, a globalização afeta o Brasil, pois, muitos produtos estão vindo de fora com preços mais baixos e competindo com os nacionais. Para contornar isso, é preciso que o Brasil trabalhe com seus vizinhos, ele  deve  ser  o líder da América Latina, o professor  afirma que nosso país precisa ter mais responsabilidades do que ser um país bem sucedido.
O Brasil deve  ajudar outros países,  e  expandir suas marcas para toda  a América Latina. Aponta que podemos vender nossos produtos para Europa e na Ásia, mas, o nosso consumidor natural está mais próximo, e  são nossos vizinhos.
Sua exposição  convidou a todos os participantes à um repensar do verdadeiro conceito de marketing, das novas tarefas e desafios de um diretor de marketing, e do papel de focar no marketing holístico interno, integrado relacionamento e socialmente responsável, não podendo ser apenas um departamento, cujos recursos são utilizados por Vendas e por  outros departamentos, conforme  necessários e de forma desordenada.
Encerra sua brilhante  exposição com a  seguinte frase para reflexão: “Se, daqui a cinco anos, você  estiver no mesmo ramo em que  está hoje, seu negócio não existirá mais”.

Antonio Carlos Giuliani: professor e coordenador dos cursos de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e MBA em Marketing e Negociação. - UNIMEP. E-mail: giuliani.marketing@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário